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10 dicas para uma alimentação saudável

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A qualidade de vida está diretamente relacionada à qualidade dos alimentos que ingerimos.

Uma alimentação balanceada e rica em nutrientes pode beneficiar o organismo, trazendo mais disposição e energia para as atividades diárias, fortalecendo a imunidade e, até mesmo, evitando o surgimento de algumas doenças.

“Muitas vezes a dificuldade de manter uma alimentação variada e saudável, com quantidade e variedade adequada de frutas, verduras e legumes, diminui a ingesta diária de vitaminas”, comenta a nutricionista Ana Carolina Donan, de Sustagen Nutrição e Energia.

Um exemplo prático são pessoas com dificuldade para consumir alimentos ricos em cálcio.

Elas podem ter maior probabilidade de deficiência desse nutriente e acabar desenvolvendo uma osteoporose no futuro.

Para manter a saúde em dia, confira abaixo dez dicas sugeridas por Ana Carolina Donan para uma alimentação rica em nutrientes:

  1. Cuidado na compra dos alimentos: escolha os de procedência segura, dentro do prazo de validade.
  2. Atenção com os temperos: abuse de temperos naturais (manjericão, sálvia, alecrim, etc) e evite o usar açúcar ou sal em excesso.
    Deixar açúcar e sal à mesa pode contribuir para exageros.
  3. Distribua a alimentação diária em cinco refeições: desjejum, almoço e jantar, intercaladas com dois pequenos lanches (lanche leve pela manhã e outro à tarde).
    Esta distribuição estimula o funcionamento do intestino.
  4. Priorize frutas, verduras e legumes: consuma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras, além de três porções ou mais de frutas nos lanches ou como sobremesa.
  5. Combine diferentes grãos: uma combinação ótima de proteínas entre os grãos é o arroz e feijão, que pode auxiliar no consumo proteico.
  6. Inclua alimentos de origem animal: consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e uma porção de carne, peixe, aves ou ovos;
  7. Prefira opções naturais: tenha o hábito de consumir alimentos saudáveis e in natura, evitando industrializados e refrigerantes.
  8. Não espere sentir sede para beber água: a ingestão de água é essencial para o organismo, pois ajuda a manter a boca mais úmida, auxilia na hidratação do corpo e de suas funções, além de melhorar o funcionamento do intestino.
  9. A digestão inicia na boca: mastigue adequadamente os alimentos, porque isso estimula a produção de saliva, que dá início à digestão de certos alimentos, e favorece a percepção do sabor.
  10. Aposte na ajuda dos complementos alimentares: muitas pessoas com a rotina corrida sentem dificuldade em atingir a meta diária de nutrientes através das três refeições principais. Por isso, algumas bebidas lácteas em pó são enriquecidas com nutrientes para ajudar a complementar a alimentação em termos nutricionais.

 

Sobre Sustagen Nutrição e Energia: Sustagen é um complemento alimentar adulto que contém 26 vitaminas e minerais, como cálcio, ferro, vitamina D e proteína, que participam da manutenção dos ossos e dos músculos e da geração de energia, sendo importante para as atividades do dia a dia.

Sobre a Mead Johnson Nutrition: Empresa fabricante de complementos alimentares, fórmulas infantis e compostos lácteos fundada nos Estados Unidos há mais de um século, Mead Johnson Nutrition está presente em mais de 60 países, incluindo o Brasil, onde opera há mais de 50 anos. Sua missão é proporcionar o melhor início de vida para os bebês e crianças.

 

 


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