Home Bem-estar Alimentação Afinal, o que são alimentos orgânicos?

Afinal, o que são alimentos orgânicos?

7 min leitura
0
0

Nos anos 1980, a noção de agricultura orgânica já apresentava um campo conceitual e operacional mais preciso e, em 1984, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) reconheceu sua importância formulando a seguinte definição:

“A agricultura orgânica é um sistema de produção que evita ou exclui amplamente o uso de fertilizantes, pesticidas, reguladores de crescimento e aditivos para a alimentação animal compostos sinteticamente.

Tanto quanto possível, os sistemas de agricultura orgânica baseiam-se na rotação de culturas, estercos animais, leguminosos, adubação verde, lixo orgânico vindo de fora da fazenda, cultivo mecânico, minerais naturais e aspectos de controle biológico de pragas para manter a estrutura e produtividade do solo, fornecer nutrientes para as plantas e controlar insetos, ervas daninhas e outras pragas”.

 

Em relação aos alimentos de origem animal, não possuem hormônios de crescimento, anabolizantes e outras drogas. Podem ser alimentos orgânicos: verduras, frutas, sucos, óleos, ovos, carne, vinhos e outros.

Os alimentos orgânicos favorecem o organismo e ainda o meio ambiente, pois são isentos de qualquer tipo de adubo químico bem como pesticidas.

Também não utilizam sementes transgênicas para o cultivo, já que nessa especialidade alimentícia o produtor não pode modificar as características reais do solo e do meio a serem utilizados no plantio.

Atualmente, os orgânicos estão presentes nas gôndolas das grandes redes de supermercados.

Para adquiri-los confira o certificado de procedência na embalagem do produto.

É importante ressaltar que, apesar de não conterem produtos químicos, os alimentos orgânicos também devem ser submetidos à higienização, pois podem contrair vírus e outros.

Conversamos com a nutricionista e educadora física Simone Cunha da SM Nutrição e Fitness a fim de esclarecer um pouco mais a respeito dos alimentos orgânicos.


As pessoas costumam confundir produtos naturais, integrais, orgânicos e hidropônicos. Quais as principais diferenças?

O alimento integral é aquele preparado com matéria prima minimamente processada. Exemplos: farinha de trigo integral , farinha de arroz integral, arroz integral açúcar mascavo. etc

Já os alimentos orgânicos são cultivados em solo ,livre de contaminação de agrotóxicos.isento de qualquer substância nocivas a saúde. São feitas manobras de manejo agrícola para evitar pragas o que garante mais sabor e qualidade ao alimento.

Quase sempre são mais ricos em substancias bioativas, pois são essas substâncias que protegem as plantas do ataque de pragas, que o produto é saudável.Nem sempre são bonitos os frutos e nem graúdos.

Quando falamos em alimentos hidropônicos, isso significa que o plantio é feito em água, normalmente em estufas, porém podem ser utilizados agrotóxicos e fertilizantes solúveis em água.

Por isso quando ocorre o uso de substâncias inadequadas favorece a contaminação do agricultor e de quem está consumindo.

Esses alimentos são mais suscetíveis a pragas, por não estarem no solo, pois a planta tem seu metabolismo desequilibrado.

Quase sempre os produtos são mais bonitos esteticamente.

 

Como escolher e comprar certo produtos orgânicos?

Dê sempre preferência ao fruto da safra, pois será mais fácil de encontrar no mercado, mais saboroso e mais barato.

Compre sempre de fornecedores da região, pois os preço também  é melhor.

 

Quais as evidências dos benefícios dos orgânicos na dieta?

Por não usar agrotóxicos na sua produção esses alimentos não nos contaminam com substâncias xenobióticas.

Esses alimentos normalmente tem cores mais intensas do que que os produzidos de forma convencional, isto deve-se a maior quantidade de substâncias bioativas, pois estas são as responsáveis pela defesa contra os insetos e pestes.

Sem falar que normalmente são mais saborosos e doces.

 

Outras referências 

Mundo Educação
Sebrae


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Alimentação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira também

SP e RJ recebem o Organic Food Fest – Festival de alta gastronomia à base de orgânicos

O Off – Organic Food Fest é um festival de alta gastronomia à base de orgânicos, que acont…