Home Bem-estar Alimentação É hora de chá, gelado!

É hora de chá, gelado!

5 min leitura
2
0

Que tal unir os benefícios do chá preto com os sabores do pêssego e do limão numa bebida leve, refrescante e saudável? As marcas Coca-Cola e Leão se uniram nessa ideia.

ice-tea

A Coca-Cola lançou em fevereiro o Leão Ice Tea, bebida que equilibra os sabores do chá preto e das frutas, sob a chancela e a qualidade da marca Leão, maior conhecedora de chás do Brasil desde 1901.

O novo Leão Ice Tea está disponível nos sabores limão e pêssego e nas versões regular e zero açúcar. A novidade está disponível nas versões lata – 340 ml e PET – 1,5 litro.

Recebi, esses dias, o Kit Leão Ice Tea. Nunca fui uma grande apreciadora do chá preto, mas na bebida o chá preto está dosado na medida certa com as frutas, o que lhe confere suavidade. Provei e aprovei as duas versões: regular e zero açúcar!

Aproveitando o ensejo, saiba mais sobre o chá preto:

cha preto

Assim como o chá branco e o chá verde, o chá preto também é extraído das folhas da Camellia sinensis. A diferença está no processamento, também conhecido como processo de fermentação, que oxida totalmente as folhas e as deixa com uma tonalidade mais escura que as dos outros chás da mesma erva.

Todos os “chás verdadeiros”, provenientes da Camellia sinensis (chá branco, chá verde e chá oolong) são ricos em polifenóis, os quais são poderosos antioxidantes que protegem o organismo da ação danosa dos radicais livres.

Os antioxidantes do chá preto auxiliam na imunidade e são capazes de proteger o organismo contra o câncer e as doenças cardiovasculares. A bebida também é uma grande aliada no combate da pressão alta, do envelhecimento precoce das células e previne a formação de pedras na vesícula.

O consumo do chá fortalece os vasos sanguíneos e evita o entupimento das artérias, o que causa a trombose.

Segundo uma pesquisa realizada pela University College London, o consumo regular da bebida ajuda a reduzir os níveis do hormônio cortisol, ligado ao estresse , no sangue.

Cada porção de 100 ml de chá preto contém apenas uma caloria. Sem contar que ele estimula o metabolismo e a queima de calorias. Também é rico em magnésio e potássio, que fortalecem os ossos, músculos e nervos. O chá preto tem ainda flúor, que protege os dentes das cáries.

Por conter alto teor de cafeína, o chá preto deve ser consumido com cautela.

O chá preto já conhecido por ter antioxidantes, auxiliar na imunidade, e mais recentemente, por ter propriedades que combatem a pressão alta, agora pode ter outro benefício para a saúde. De acordo com um estudo no Journal of Food Science e publicado pelo Institute of Food Technologists, o chá preto também pode controlar o diabetes.

Referências:

Dicas de Mulher
Revista Beach&Co
Em Nome da Saúde
Chá Preto – Wikipédia


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Alimentação

2 Comentários

  1. […] Desfrutar de uma xícara de chá. O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara […]

    Reply

  2. simonesanmaria@gmail.com'

    simone maria dos santos

    19 de novembro de 2015 em 16:15

    tbm gostei e adorei…

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira também

Chá verde protege os olhos contra o glaucoma e outras doenças

Cientistas confirmaram que as substâncias saudáveis encontradas no chá verde – famos…