Foto Telesniuk Divulgação Bem Hortifruti

É possível ter ceias de fim de ano mais saudáveis e nutritivas

Quando chegam às festas de final de ano, a preocupação aumenta em relação à alimentação. São tantas opções de comidas na hora de ceiar que, muitas vezes, extrapolamos.

Foto Telesniuk Divulgação Bem Hortifruti

Mas, quem deseja uma alimentação mais saudável e não sair da dieta é possível preparar uma ceia saborosa.

De acordo com a nutricionista do Bem Hortifruti, Letícia Viana Pires Amaral, os alimentos típicos de natal e réveillon, geralmente são mais gordurosos e contém muito sal.

“Podemos substituir por alguns ingredientes mais saudáveis como as farinhas, os grãos integrais, substituir os temperos com excesso de sódio por ervas como tomilho, orégano, sálvia, alho e cebola”.

“Já para as carnes, indico os peixes e aves, pois existe uma concentração menor de gorduras saturadas. Dê preferência ao modo de preparo assado, cozido ou grelhado, Substitua os refrigerantes por sucos naturais, e as bebidas alcoólicas, se consumidas, sempre com moderação”, recomenda.

A especialista reforça que quem prefere os alimentos tradicionais, devem consumir pequenas porções de vegetais e frutas juntos, além de bastante água.

“Quem está mal hidratado sente mais fome, pois o alimento é uma forma indireta do organismo reter água e por isso, emite mensagem para que você coma. Ao servir, comece pelos alimentos mais saudáveis (saladas e frutas). Desta maneira sobrará menos espaço no prato para alimentos gordurosos”, ressalta.

Segundo Letícia nenhum alimento consumido em excesso faz bem e indica nesses casos a substituição.

“Consuma com moderação preparações muito calóricas e gordurosas, além dos doces. Dê lugar as frutas, saladas, carnes magras, grãos integrais, castanhas e sucos naturais.

Além disso, mastigue bem os alimentos. Quem come muito rápido, além de ter uma digestão mais demorada, deixa de saborear os alimentos e acaba consumindo com exagero”, afirma.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *