Home Bem-estar Alimentação Hidratação é Essencial Para o Bom Funcionamento do Intestino

Hidratação é Essencial Para o Bom Funcionamento do Intestino

4 min leitura
0
0

A água é muito importante para o organismo, não somente por causa da hidratação que promove, mas também por ter um papel fundamental em todas as outras funções do corpo.

beber-agua-hidratacao

A água é essencial para o processo de eliminação das fezes“, comenta o médico coloproctologista, Dr. Gustavo Becker Pereira (CRM/SC 12984).

De acordo com ele, parte da dificuldade das pessoas em evacuar se deve à falta da quantidade adequada de água no organismo.

“A constipação está mais relacionada a maus hábitos, como a ingestão inadequada de líquidos, do que com o consumo excessivo de algum alimento”, observa.

Mas, mesmo o consumo de água sendo primordial para o bom funcionamento do intestino, não é correto afirmar que a falta do líquido é o que causa a prisão de ventre, segundo o Dr. Gustavo.

“Na verdade, a constipação intestinal é consequência da associação de várias atitudes equivocadas, como o baixo consumo de fibras, ausência de atividade física, uso constante de medicamentos com ação laxativa, entre outros fatores, além do baixo consumo de água”, explica.

Água e fibras são a ‘dupla dinâmica’ para evitar a prisão de ventre

Para que o intestino funcione bem, é preciso ter atenção à alimentação. De nada adianta beber a quantidade certa de água se não houver vitaminas, proteínas, carboidratos e sais minerais suficientes para serem transportados às células pelo líquido.

Outra função da água no organismo é eliminar os resíduos e, também, controlar a temperatura corporal.

Os melhores alimentos para colaborar com o bom funcionamento do organismo são os ricos em fibras e água, como melancia, mamão e ameixa.

Isso não significa, porém, que somente alimentos que possuem essas características devam fazer parte da dieta.

Apenas, que o correto é consumi-los junto com outros que contenham uma quantidade maior de fibra para contrabalancear o prato.

“O consumo de fibras e água na quantidade certa é o ideal para evitar a constipação e deve ser prioridade para quem quer prevenir a prisão de ventre ou já convive com o problema e está tentando se recuperar”, orienta o médico coloproctologista, Dr. Gustavo Becker Pereira.

 

Achados


Comentário(s)

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Alimentação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira também

Água: muito além do essencial

Tão importante como a boa saúde e fazer exercícios e cuidar da alimentação, é manter o cor…