Home Bem-estar Fitness Os benefícios do treinamento funcional

Os benefícios do treinamento funcional

4 min leitura
0
0

O treinamento funcional é um conceito composto por uma série de ações físicas dinâmicas e mais lúdicas do que as atividades ou treinamentos com pesos, podendo ser praticado por pessoas em busca de boa forma e saúde.

Uma das características do treino funcional que o diferencia dos métodos tradicionais é sua forma de trabalhar a capacidade física com a combinação de outros exercícios relacionados às tarefas da vida diária.

Atualmente existem muitos estudos publicados e sendo elaborados sobre o treinamento funcional, e já se pode afirmar que esse tipo de treinamento trabalha principalmente a força dos músculos, a flexibilização, a coordenação, o equilíbrio e a capacidade de respiração.

Que a prática de exercícios físicos ajuda a manter uma boa forma e, inclusive, contribui com a saúde, diminuindo o risco de infarto, não é novidade, mas a forma como cada um pratica os exercícios é o que pode fazer toda diferença no resultado final.

Como se faz e quem pode fazer exercício funcional

O profissional que trabalha com exercício funcional precisa conhecer a necessidade da pessoa que procura se exercitar por essa modalidade. Visto que há uma variedade de atividades; cada uma deve ser aplicada de acordo com os objetivos individuais, levando em consideração a sua saúde geral e eventuais limitações físicas.

A princípio, as atividades funcionais começam com práticas prescritas pelo profissional, focando apenas na utilização do corpo. Mas conforme a evolução e o desempenho do praticante, são incluídos acessórios e aparelhos para que os resultados sejam melhores progressivamente.

treinamento-funcional-vida-plena-e-bem-estar

O principal instrumento para a prática dos exercícios, é o próprio peso corporal da pessoa. A inclusão de equipamento, como o bosu, minitrampolim, medicine ball, kettlebell, bola suíça ou plataformas de equilíbrio são usados apenas com a evolução do treinamento.

Quem pode fazer treinamento funcional

Alguns fatores são determinantes para quem pretende fazer o exercício funcional, como a idade, o sexo e o histórico de vida do praticante. As pessoas que ao longo da vida praticaram algumas modalidades esportivas ou atividades físicas, com certeza vão se adaptar com maior facilidade ao treinamento funcional.

Antes de iniciar, é indispensável uma consulta ao cardiologista, bem como se verificar o estado de sua estrutura óssea, indo a uma clínica de ortopedia especializada, para não ter surpresa durante as atividades. Caso exista alguma restrição, é importante que o seu instrutor seja avisado.

 


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Fitness

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira também

5 benefícios do treinamento funcional na terceira idade

A prática de atividades físicas já tem seus benefícios comprovados para todas as faixas et…