Home Bem-estar Saúde 4 hábitos para manter a saúde do seu coração em dia

4 hábitos para manter a saúde do seu coração em dia

6 min leitura
0
0

Nutricionista dá dicas de hábitos que devem ser adotados para manter o coração saudável

habitos-saudaveis-coracao

As doenças cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morte em todo o mundo, com 30% dos óbitos globais, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, cerca de 350 mil pessoas morrem por DCV ao ano e destas, 1/3 são por infarto (OMS, 2014). O risco dessas doenças é determinado, principalmente, pela dieta e estilo de vida do indivíduo.

O número de mulheres suscetíveis a essas doenças, principalmente ao infarto, tem crescido nos últimos anos. Com o aumento da presença delas em cargos importantes – e, muitas vezes, estressantes – no mundo profissional, também tem crescido a quantidade de doenças que até então não eram muito comuns entre o sexo feminino.

De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, em cada dez casos de infarto, quatro acontecem em mulheres. Já na década de 70, de dez casos, apenas um acontecia no sexo feminino. Estes dados comprovam a importância das mulheres adotarem uma rotina saudável e menos estressante.

A nutricionista Bianca Naves, da NutriOffice, recomenda quatro dicas que devem se tornar hábitos do dia a dia e que podem fazer toda a diferença para a saúde cardiovascular. Anote e coloque em prática agora mesmo!

1) Prática de exercícios físicos, preferencialmente o aeróbico
Caminhar 30 minutos todos os dias já será o suficiente para trazer benefícios. Mas, com a ajuda de um educador físico, é possível aumentar a variedade dos exercícios e descobrir qual deles você mais gosta!

Alguns dos benefícios da atividade física incluem ajudar a: influenciar positivamente o perfil lipídico, reduzindo o colesterol ruim e aumentando o bom, manter o peso corporal, fortalecer a musculatura, manter os níveis corretos de glicose no sangue, regular a pressão arterial e promover liberação de substâncias que proporcionam prazer e ajudam no controle da ansiedade.

2) Inclua gorduras boas na alimentação
Uma alimentação equilibrada e rica em fibras beneficia o coração e evita o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos. Além disso, as gorduras são fundamentais para ajudar na saúde cardiovascular.

Uma maneira de fazer isso é incluir peixes duas vezes por semana no cardápio, optar por óleos vegetais, como óleo de soja, canola, linhaça e produtos feitos à base deles, como os cremes vegetais, e também incluir abacate, azeite e as oleaginosas na dieta, fornecendo então as gorduras boas: ômegas 3, 6 e 9.

3) Ter uma dieta rica em frutas e verduras
Uma alimentação variada garante uma oferta adequada de nutrientes, entre eles antioxidantes como vitamina C, carotenoides, flavonoides, fibras, entre outros. Estudos mostram que uma dieta rica em antioxidantes ajuda a reduzir os riscos de doenças do coração.

4) Evitar o estresse
Quando muito frequente ou muito intenso, o estresse pode evoluir e causar alterações no organismo, facilitando o aparecimento ou agravamento de doenças. Portanto, para o estresse não atrapalhar sua qualidade de vida, há várias técnicas que podem ajudar, como meditação e ioga, por exemplo, além de buscar atividades que te dão prazer.

Além disso, é necessário e super importante manter os exames de rotina em dia, realizando-os ao menos uma vez ao ano, para saber os valores da sua pressão arterial, níveis de colesterol e glicose. Proteja-se!


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira também

A beleza e o poder da gratidão em nossas vidas

Com os anos, fui descobrindo que a gratidão é, além de um dos sentimentos mais nobres, a c…