Home Bem-estar Saúde Como se preparar para exames de imagem

Como se preparar para exames de imagem

6 min leitura
0
0

A medicina dá passos constantes na evolução de técnicas e cura para as mais diversas patologias, melhorando e trazendo benefícios na qualidade de vida e no aumento da expectativa de vida dos indivíduos.

mamografia

O uso dos aparelhos, vacinas, remédios e técnicas diversas ajudam diariamente pacientes que dependem de cuidados constantes e pessoas que precisam de cuidados emergenciais.

Apesar de serem essenciais e benéficos aos tratamentos das doenças, consultas ou a realização de exames  podem causar desconforto para muitas pessoas, sobretudo os considerados invasivos.

Os exames de imagem são um dos aliados mais fortes de médicos e podem diagnosticar doenças em seu início, facilitando o tratamento das mesmas.

A radiografia, por exemplo, registra através da chamada “chapa” (espécie de fotografia) imagens de ossos, órgãos e formações internas do corpo.

O exame tem um baixo custo e é usado na verificação de fraturas, tumores, doenças ósseas, disfunções entre outros.

A entrega da radiografia ocorre de forma quase imediata na maioria das clínicas e hospitais e qualquer parte do corpo humano pode ser radiografado.

Para esse exame, em alguns casos pode ser solicitado que roupas, brincos, piercings e objetos de metais sejam retirados, além disso, grávidas devem consultar o médico antes de realizarem o procedimento devido a radiação emitida pelo aparelho.

A importância da mamografia

Um dos exames de imagem de fundamental importância para as mulheres é a mamografia, que pode revelar sinais de câncer de mama antes mesmo das lesões serem palpáveis pelo exame de toque.

O câncer de mama é o que mais mata mulheres em todo o mundo e muitas pacientes adiam ou até se recusam a fazer o exame devido às dores causadas pelo mamógrafo, que comprime a mama para diagnosticar quaisquer problemas, ou por constrangimento.

Porém, a mamografia digital já é uma realidade e traz benefícios por ser totalmente indolor.

O procedimento digital, inclusive, é considerado o melhor método para prevenção e diagnóstico do tratamento contra o câncer de mama.


Para a realização dos exames de imagem, são necessários alguns cuidados e procedimentos.

Saiba como se preparar:

  • Não agende a mamografia para período pré ou durante a menstruação, pois os seios ficam sensíveis a pequenos nódulos que podem ser confundidos com problemas maiores. Para as mulheres que possuem implantes de silicone é importante avisar ao médico. Além disso, não utilize cosméticos, perfumes ou desodorantes na área do seio e axilas.
  • Caso a necessidade despir-se lhe cause constrangimento,  opte por uma roupa com peças separadas (calça e blusa, por exemplo). Assim, será necessário tirar somente a parte que será verificada no exame.
  • Se você já realizou algum exame do mesmo tipo previamente, leve para que o médico avalie.  

Muitas pessoas não sabem que a burocracia geralmente encontrada no momento de marcar um exame pode ser evitada por meio de plataformas que permitem marcação online.

Serviços como o da Beep Saúde permitem agendamento de exames e consultas médicas pela internet ou aplicativo.

A dificuldade para marcar aquele check up ou exame pendente não tem mais desculpa.

A melhor forma de tratar uma doença, é prevenindo. Portanto, previna-se já!

 

 


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *