Home Bem-estar Saúde Não Subestime o Perigo da Osteoporose

Não Subestime o Perigo da Osteoporose

5 min leitura
0
0

A Fundação Internacional contra a Osteoporose (IOF) incentiva todos os adultos a estarem alerta ao risco da osteoporose, uma doença ‘silenciosa’ que provoca a fragilidade dos ossos e fraturas.

ossos-saude-osteoporose

As pessoas que sofrem de osteoporose podem fraturar os ossos como resultado de uma simples pancada ou queda da própria altura.

Globalmente, as fraturas devido à osteoporose ocorrem em aproximadamente uma em três mulheres e um em cinco homens, com idade superior a 50 anos – com uma fratura ocorrendo a cada 3 segundos.

“Nunca é demais falar sobre o perigo das fraturas osteoporóticas para a qualidade de vida e independência de pessoas idosas”, alertou John A. Kanis, presidente da IOF.

No período de um ano da ocorrência de uma fratura de quadril, 33% dos pacientes continuam dependentes ou exigem cuidados em casas de repouso, e até 24% chegam a falecer.

Em mulheres acima de 45 anos, as fraturas osteoporóticas resultam em mais dias de internação hospitalar do que no caso de outras doenças, incluindo diabetes, ataques cardíacos e câncer de mama.

Fique atento aos seus fatores de risco pessoais!

Um estilo de vida direcionado a ossos saudáveis é a base para a boa saúde dos ossos.

Isso inclui uma dieta rica em cálcio, proteína e vitaminas, consumo adequado de vitamina D, exercícios regulares de peso e fortalecimento muscular e o não consumo de cigarros e a moderação no consumo de bebidas alcoólicas.

Infelizmente, muitos fatores de risco da osteoporose estão fora do controle da própria pessoa. Entre esses fatores estão o histórico genético relacionado com a osteoporose/fraturas e certas enfermidades ou medicamentos que prejudicam a saúde dos ossos.

Por exemplo, pessoas com artrite reumatoide, diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença celíaca ou doença inflamatória intestinal apresentam um risco maior, assim como pessoas que utilizam glicocorticoides, terapia de privação androgênica ou inibidores da aromatase.

teste de um minuto do risco de desenvolver osteoporose da IOF é uma ferramenta de conscientização que alerta sobre os possíveis fatores de risco.

Seu médico pode também oferecer uma avaliação FRAX® para determinar seu risco de sofrer uma fratura osteoporótica em 10 anos.

“Se você apresenta fatores de risco, eu altamente recomendo que solicite um exame para verificar a saúde de seus ossos e fazer as alterações necessárias em seu estilo de vida.

Em caso de fatores de alto risco, considere as opções apropriadas de tratamento para a máxima proteção contra fraturas potencialmente devastadoras e fatais”, acrescentou o professor Kanis.

 

Fonte: Fundação Internacional contra a Osteoporose (IOF)


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira também

Osteoporose: prevenção e cuidados devem ocorrer desde a infância

Sabe-se que manter bons hábitos alimentares é uma condição essencial para deixar a saúde e…