O que é Psicoterapia? Quais são seus benefícios?

Essas e outras questões serão abordadas neste texto. Espero que com a leitura deste eu possa contribuir para a desmistificação de que terapia é apenas para pessoas que não estão com sua saúde psíquica saudável, para não dizer “louco”, pois esta forma pejorativa equivale, para mim, a ser autêntico e quando se tem uma posição firme e consistente numa sociedade que o tempo todo prega para nós, sermos normais.

Mas o que é ser normal? Para mim, normal é ser você mesmo, assim, do jeitinho que se é, sem “mas” ou “porquês”, é ser simplesmente único!

Boa leitura!

Afinal, o que é psicoterapia?

O processo psicoterápico é um precioso recurso para lidar com as dificuldades da existência em diferentes formas que o sofrimento humano pode assumir na vida de uma pessoa, como por exemplo, crises existenciais, estados de sofrimento, conflitos interpessoais, transtornos ansiosos e depressivos, dentre outros.

Uma mulher se olha no espelho

A psicoterapia oferece um espaço onde o ser humano encontrará recursos favoráveis ao seu crescimento e amadurecimento, é um lugar/tempo/modo de poder encontrar- se consigo mesmo, reconhecer- se como indivíduo e encontrar recursos para romper com padrões estereotipados de ser no mundo e assim constituir uma identidade autêntica, única.

Em uma sessão de terapia, todos os sentimentos têm o direito de frequentar, alguns deles surgem e dizem logo, “estou aqui” com muita clareza, e outros, por muito tempo, negam-se a mostrar-se, querem ser chamados por outros nomes ou se misturam com outros sentimentos. Mas, com paciência, estes vão chegando, eles todos, e colorindo uma história cheia de sentidos.

E assim, aquele ser humano que se dispôs a conhecer-se, passa a compreender seus padrões de relacionamentos interpessoais de um novo ângulo, de uma forma diferente e encantadora, pois reconhece nesta, infinitas possibilidades de ser no mundo e não apenas “estar”.

Dentre estas infinitas possibilidades, gosto de destacar o desenvolvimento da capacidade de auto gerenciar-se, de manter diálogos internos significantes para uma transformação positiva, adquirir autonomia, regular estados emocionais, desenvolver habilidades interpessoais como comunicação, empatia, capacidade crítica, encontrar disposição de crescer com as intemperes da vida, resiliência e como resultado favorecer a saúde física e psicológica.

Terapia é um pouco isto: a possibilidade de dirigir um olhar diferente para a própria existência, e assim, reformular significados, é a oportunidade de poder olhar de novo, para o que foi vivido e passou-ou não passou–, para o que é vivido agora, e autenticar tudo como sendo próprio, e assim, ter a chance de perceber o poder transformador que a vida lhe oferece quando você simplesmente volta o olhar para si mesmo.


Lingia Menezes de Araújo é Psicóloga Clínica em Minas Gerais (CRP- 04/ 43177) Telefones de contato (31) 3150 -9950 / 9576-9032 – Email: psicologalingiaaraujo@gmail.com

Posts Similares

2 Comentários

  1. PARABÉNS PELO SITE! GOSTARIA DE ESTAR INSCRITA NA NEWSLETTER. GRATA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *