Home Bem-estar Saúde Verdade ou mito? Pesquisa global para o Dia Mundial da Saúde Oral expõe a verdade sobre nossos hábitos de saúde oral

Verdade ou mito? Pesquisa global para o Dia Mundial da Saúde Oral expõe a verdade sobre nossos hábitos de saúde oral

7 min leitura
0
0

No Dia Mundial da Saúde Oral, a FDI World Dental Federation desconstrói o mito sobre o que pessoas do mundo todo acreditam ser um bom hábito de saúde oral, estimulando-as a se informarem melhor e a tomarem algumas medidas.

A saúde oral faz parte da nossa saúde geral e bem-estar e afeta todos os aspectos da nossa vida.

Os resultados de uma pesquisa realizada em 12 países pela YouGov, em nome da FDI, mostraram uma lacuna significativa entre o que as pessoas acreditam que sejam bons hábitos de saúde oral e o que elas realmente fazem.

Oito países informaram que 50% ou mais das pessoas entrevistadas acreditam ser importante escovar os dentes logo após as principais refeições. O Brasil, México, Egito e Polônia foram os países que mais indicaram essa prática incorreta de saúde oral (84%, 81%, 62% e 60%, respectivamente).

A FDI recomenda esperar pelo menos 30 minutos após a refeição para escovar os dentes, para evitar o desgaste do esmalte dos dentes.

“Os resultados dessa pesquisa mostram uma discrepância alarmante entre o conhecimento e as práticas reais de boa saúde oral”, afirmou o Dr Patrick Hescot, presidente da FDI.

“Queremos que todos assumam o controle de sua saúde oral no Dia Mundial da Saúde Oral e entendam que, ao adotar bons hábitos de higiene oral, evitar fatores de risco e fazer exames odontológicos regulares, podem ajudar a proteger sua boca.

Uma boca saudável nos permite falar, sorrir, cheirar, degustar, tocar, mastigar, engolir e transmitir várias emoções com confiança e sem dor, desconforto e doenças. A boa saúde oral é importante e leva a uma melhor qualidade de vida.”

A maioria dos países entrevistados acredita – de maneira equivocada – que enxaguar a boca com água após a escovação é importante; o Brasil, África do Sul, México, Índia e Canadá são os países que mais praticam esse mito (77%, 75%, 73%, 67% e 67%, respectivamente).

Na verdade, recomenda-se não enxaguar a boca logo após a escovação, para permitir a máxima exposição ao flúor, o que otimiza seus efeitos preventivos.

Quase metade da população entrevistada na Índia, África do Sul, Brasil e Polônia (52%, 49%, 48% e 42%, respectivamente), acredita que tomar suco de frutas em vez de bebidas efervescentes é mais importante para a boa saúde oral.

No entanto, o suco de frutas também pode conter grandes quantidades de açúcar, que pode causar cáries. A FDI recomenda consumir o mínimo de bebidas com açúcar como parte de uma direta saudável e balanceada.

O Dr Edoardo Cavalle, presidente da equipe de tarefas do DMSO, afirmou: Entender os bons hábitos de saúde oral e adotá-los desde cedo ajudará a manter uma boa saúde oral na velhice e a garantir que você viva uma vida longa, sem dores nem sofrimentos emocionais causados por doenças odontológicas”.

Entre outras descobertas sobre os hábitos de saúde oral estão:

  • 77% das pessoas entrevistadas concordam que ir ao dentista uma vez ao ano é um bom hábito de saúde oral, mas apenas 52% tendem a fazer isso.
  • Apenas 28% dos entrevistados identificaram o consumo moderado de bebidas alcoólicas como algo importante para a boa saúde oral.

 

Sobre o Dia Mundial da Saúde Oral  

Celebrado anualmente no dia 20 de março, o Dia Mundial da Saúde Oral (DMSO) foi lançado pela FDI World Dental Federation para aumentar a conscientização global sobre a prevenção e o controle de doenças odontológicas. http://www.worldoralhealthday.org; #WOHD17 #LiveMouthSmart

 

Achados


Comentário(s)

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira também

Cárie: Hoje já é possível tratar sem o uso de brocas e sem dor

Processo que destrói o esmalte do dente e a camada logo abaixo da dentina é um dos problem…