|

3 Videos Para Entender a Amizade nos Tempos do Facebook ou a Inovação da Solidão

Sherry Turkle – na palestra “Alone, Together?” (Conectado, mas só?) e Zygmunt Bauman – em entrevista para o Café Filósofico – tentam explicar porque estamos nos sentindo cada vez mais sozinhos no meio da multidão.

 

Nos últimos 15 anos, fiz pesquisas sobre tecnologias da comunicação móvel e entrevistei centenas e centenas de pessoas, jovens e idosas, sobre suas vidas conectadas.

E o que encontrei foi que nossos pequenos dispositivos, estes pequenos dispositivos nos nossos bolsos, são tão potentes psicologicamente que não apenas modificam o que fazemos, mas modificam quem somos.

Algumas das coisas que fazemos agora com nossos dispositivos são coisas que, apenas há alguns anos atrás, teríamos achado estranho ou perturbador, mas elas rapidamente começaram a parecer familiares, simplesmente como fazemos coisas.

Então, só para dar uns exemplos bem rápidos: As pessoas enviam sms ou emails durante reuniões da diretoria em empresas.

Enviam sms e fazem compras ou usam o Facebook durante aulas, apresentações, na verdade, durante todo o tipo de reuniões

As pessoas falam comigo sobre a habilidade nova e importante de fazer contato visual enquanto escrevemos um sms.

As pessoas me explicam que é difícil, mas possível de se fazer.

Pais escrevem sms e emails no café da manhã e no jantar enquanto seus filhos reclamam que eles não têm a atenção total dos seus pais. Mas, em contrapartida, esses mesmos jovens negam sua atenção total uns aos outros.

Esta é uma foto recente da minha filha com suas amigas juntas quando não estão juntas. E até em funerais escrevemos sms. Eu analiso isto. Nós nos removemos da nossa tristeza ou das nossas fantasias e vamos para os nossos celulares.

Sherry Turkle

 

 

Quando eu era jovem eu nunca tive o conceito de “redes”. Eu tinha o conceito de laços humanos, de comunidades esse tipo de coisa, mas não redes.

Zygmunt Bauman

 

As redes sociais parecem ser a solução para um medo que todos temos: a solidão.

 

E você, qual sua relação com as redes sociais?

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *