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Video: As nove atitudes de Mindfulness Jon Kabat Zinn

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…Se você começa a cultivar a aceitação, se você começa a cultivar a ausência de esforço, o desapego ou o deixar ser, se começa a cultivar a confiança e a paciência.. essas qualidades podem ser cultivadas na vida diária com seus pais, filhos, parceiro ou esposa(o) ou com seus colegas de trabalho, então essa é uma forma de reforçar e aprofundar as práticas formais e informais de meditação.
~ Jon Kabat Zinn

 


Mindfulness (ou Atenção Plena) significa mudar os padrões de comportamento e respostas que estamos acostumados e começar a viver uma vida mais centrada no presente e na real sensação que nos acomete, de modo aberto, gentil e com aceitação, uma série de exercícios o ajudam nisso.

A técnica ensina a como dar atenção ao que é positivo e belo na vida mesmo em situações estressantes que comumente faz parte do nosso dia a dia. E ver as mesmas coisas com um olhar diferente, uma atitude que leva a apreciação das simples coisas da vida.

Mindfulness não nos ensina a evitar as situações e sim estar onde quer que estejamos nesse exato momento independente de experienciarmos sensações de prazer ou desprazer.

Do site Iniciativa Mindfulness

 

 

mindfulness

 

Um breve exercício de Mindfulness


Reserve 30 segundos para cada um dos seguintes passos;
Faça isso 3 vezes ao dia;

  1. Pare no meio de alguma atividade cotidiana. Traga a atenção para a sua respiração, nas sensações em volta do seu estomago, a maneira que ele infla quando inspiramos, a sua volta a posição original quando expiramos.
  2. Sinta as sensações corporais que ocorrem nesse momento, tensões musculares, dores, qualquer sensação e não tente modifica-la, apenas tome nota da sua sensação.
  3. Tome nota das sensações que você esteja experienciando, por exemplo: “Estou agitado”  ou “Há agitação”. Não tente modifica-la, aceite-a.
  4. Traga a sua atenção ao seu corpo, às sensações e como você esta as experienciando. Conecte-se com elas, sem julgar ou comentar e apenas respire com elas. Permita-se apenas estar e relaxar com qualquer coisa que esteja presente.

Como Surgiu?

Jon Kabat-Zinn é o fundador e diretor da Stress Reduction Clinic, no Centro Médico da Universidade do Massachusetts, e Professor Associado no Departamento de Medicina Preventiva e Comportamental. Foi um dos pioneiros no desenvolvimento de pesquisas experimentais com Mindfulness.

​Jon Kabat-Zinn não apresenta a meditação mindfulness num contexto religioso, sendo um método que pode ser aplicado a qualquer pessoa que sofra de stress, independentemente da sua cultura, religião, ou sistema de crenças.

É exatamente a simplicidade da técnica que a torna útil como técnica de redução do stress. O núcleo dos ensinamentos de Jon Kabat-Zinn pode ser encontrado no seu livro, “Wherever You Go, There You Are: Mindfulness Meditation in Everyday Life.

 

Mais informações

Inicitativa Mindfulness
Mindfulness Institute


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