Home Consciência Os Sete Princípios da Huna – 7. PONO

Os Sete Princípios da Huna – 7. PONO

11 min leitura
0
0

Dando sequência aos 7 Princípios Huna de vida, vamos ao sétimo e último: PONO. Esta é uma série de sete artigos baseados nos sete princípios havaianos de vida da tradição Huna.

  1. IKE – O mundo é o que você pensa que é
  2. KALA – Não existem limites, tudo é possível
  3. MAKIA – A energia flui para onde a atenção vai
  4. MANAWA – Agora é o momento de poder
  5. ALOHA – Amar é ser feliz com
  6. MANA – Todo o poder vem de dentro
  7. PONO – Eficácia é a medida da verdade

Leia também o conteúdo dos artigos anteriores para entender melhor o conceito de PONO.

7. PONO – Eficácia é a medida da verdade

Se as pessoas ouvem esta declaração no início elas podem pensar nisso como uma outra versão de “O fim justifica os meios”. Mas, ao contrário PONO afirma que a escolha dos meios define o fim. Se você escolhe a violência como um meio, então a paz nunca será o seu fim. Se você usar a força como um meio de chegar à paz, então o estado em que você entra pode parecer paz por um tempo, mas você não construiu a paz de dentro para fora e, portanto, a máscara de paz vai quebrar um dia e virá a frustração subjacente e o ódio através de uma explosão de violência.

Mas isto não é só sobre a guerra e a paz. É também o mesmo com seus objetivos diários. Se você quiser alcançar o sucesso por um meio cruel, você pode obter “sucesso” no início, mas um dia isto vai quebrar, simplesmente porque o seu sucesso foi construído sobre areia e será lavado pela verdade subjacente a sua situação.

Assim, a definição de eficácia aqui não é a máscara exterior (de sucesso, riqueza, saúde, etc), mas conhecer o seu verdadeiro interior. Seus meios devem estar sempre em alinhamento com seus valores mais altos.

Este princípio também afirma que para Huna a verdade última é um conceito muito vago para se importar de chegar até ele. Huna é muito prática, assim seja lá o que funcionar é bem-vindo. Não há um caminho para alcançar saúde, riqueza, felicidade, sucesso, grandes relacionamentos, etc, e assim seja lá o que funcionar para você está bem. Com Huna você pode incorporar a sua crença (ou partes de muitas crenças como o cristianismo, o budismo, Espiritualidade, Psicanálise, Ciência e assim por diante) em seu sistema pessoal que funciona para você.

Curar-se em todos os níveis é o objetivo final e qualquer veículo que te traga isso é a verdade para você.

Uma ótima maneira de saber se o veículo (ou meio) escolhido é o certo para você é ouvir as suas próprias emoções. Você sente alegria, amor, felicidade, paz ou qualquer outra motivação edificante ao fazê-lo? Então, isso seria um ótimo meio para escolher. Se ao fazê-lo no entanto, sentir um incômodo, se arrastando ou algo como um trabalho duro, então você deve procurar por meios mais adequados. Perceba que o trabalho duro pode fazê-lo se sentir bem durante ou após o processo. Esforçar-se pode ser difícil, mas se você pode sentir-se elevado e engrandecido depois de fazê-lo – então este pode ser o caminho certo para você.

Como você pode ativar o princípio de PONO em sua vida?

Muitas vezes ficamos presos em uma crença de que qualquer meta que temos só pode ser alcançada por um caminho. Mas Huna claramente afirma que isso nunca é o caso. Há sempre vários caminhos que levam ao seu objetivo e você tem que descobrir qual funciona para você.

different-path-ways

A famosa definição de insanidade é “tentar fazer a mesma coisa a cada vez e esperar resultados diferentes”. Assim, sempre que você ficar preso você precisa desembrulhar a sua mente deste falso conceito de “apenas um caminho verdadeiro.” Você precisa exercer alguma flexibilidade de pensamento.

Aqui está uma pequena orientação sobre como fazê-lo – mas é claro que “há sempre uma outra maneira de fazê-lo”, por isso, se você tem uma ótima maneira de ganhar novas inspirações use-a também.

  1. Anote o objetivo que você quer alcançar
  2. Anote todas as coisas que você tentou que não deram certo
  3. Adicione pelo menos mais 10 maneiras de como conseguir isso, mas não limite pela sua definição de possível ou não. Estas limitações o trouxeram para essa posição.
  4. Uma ótima maneira de chegar a mais maneiras é através de RPG – assim como seria se o seu herói favorito alcançasse, ou como é que uma pessoa que você admira resolve o problema, realmente jogue em sua mente, represente, e observe como eles fariam isso .
  5. Também é muito bom pensar sobre como pessoas diferentes resolvem o mesmo problema, então pergunte a si mesmo: “Como Gandhi faria de forma diferente do que Muhammad Ali”.
  6. Para cada novo caminho que você alcance, pergunte-se quais os recursos (internos e externos) que você precisa, e como você pode obtê-los (você precisa adquirir uma habilidade, você pode pedir a alguém para ajudá-lo, etc).

A chave aqui é elevar sua imaginação – e RPG é uma excelente maneira de fazê-lo.

“Se a minha mente pode conceber, e meu coração pode acreditar, eu sei que posso alcançá-lo.” ~ Jesse Jackson

Traduzido e adaptado do post original de Patrick Stoeckmann do blog Unwrap Your Mind

 

Confira os 7 Princípios da Huna:

IKE – O mundo é o que você pensa que é
KALA – Não existem limites, tudo é possível
MAKIA – A energia flui para onde a atenção vai
MANAWA – Agora é o momento de poder
ALOHA – Amar é ser feliz com
MANA – Todo o poder vem de dentro
PONO – Eficácia é a medida da verdade (este artigo)


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Consciência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira também

Os Sete Princípios da Huna – 6. MANA

Dando sequência aos 7 Princípios Huna de vida, vamos ao sexto: MANA. Esta é uma série de s…