|

A realidade pelos olhos de Viktor Frankl

A beleza está nos olhos de quem vê.

Auschwitz no invernoSe é verdade que não existe realidade, mas apenas percepção, ela pode ser provada, sem dúvida, por Viktor Frankl. O dr. Frankl, psiquiatra austríaco, foi capturado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e mantido prisioneiro no campo de concentração de Auschwitz.

A SS havia assassinado sua esposa e seus pais e sujeitado-o então a todo tipo de indignidade imaginável, mantendo a vida dele em suas mãos. Escrevendo mais tarde sobre suas experiências no campo, Frankl descreveu o controle obsessivo que os guardas exerciam: todos os dias, diziam ele e a seus companheiros prisioneiros quando deveriam sentar-se, quando levantar-se, quando trabalhar, quando comer e quando dormir – e diziam-lhes se a eles seria permitido viver ou morrer.

Em seu fascinante e inspirador livro, Man’s Search for Meaning , o dr. Frankl notou que diante dessas atrocidades sem fim, ele descobriu um aspecto muito importante de sua existência que os guardas da SS não podiam controlar. Eles não podiam controlar qual atitude ele tinha sobre seu sofrimento. Não podiam forçá-lo em seu modo de interpretar e reagir ao tratamento que recebia.

Num determinado momento de sua prisão, o dr. Frankl tomou uma decisão vital. Percebeu que se, sem qualquer sentido, tivesse de sofrer todos esses terríveis acontecimentos em sua vida, ficaria louco. Decidiu, em troca, viver segundo o princípio de que “somente conhecemos e vivemos a vida através do significado ou da importância das percepções que atribuímos a ela”.

Trechos do Prefácio de Em Busca de Sentido, 1984

Não procurem o sucesso. Quanto mais o procurarem e o transfomarem num alvo, mais vocês vão errar. Porque o sucesso, como a felicidade, não pode ser perseguido; ele deve acontecer, e só tem lugar como efeito colateral de uma dedicação pessoal a uma causa maior que a pessoa, ou como subproduto da rendição pessoal a outro ser.

Quero que vocês escutem o que sua consciência diz que devem fazer e coloquem-no em prática da melhor maneira posível. E então voces verão que a longo prazo – estou dizendo a longo prazo! – o sucesso vai perseguí-los, precisamente porque vocês esqueceram de pensar nele.

Nós que vivemos nos campos de concentração podemos lembrar de homens que andavam pelos alojamentos confortando a outros, dando o seu último pedaço de pão. Eles devem ter sido poucos em número, mas ofereceram prova suficiente que tudo pode ser tirado do homem, menos uma coisa: a última das liberdades humanas – escolher sua atitude em qualquer circunstância, escolher o próprio caminho.

Recomendo a leitura completa de “A Mensagem de Viktor Frankl” de Olavo de Carvalho, que foi publicado na revista Bravo! em novembro de 1997.

No dia 2 de setembro [de 1997] morreu, aos 92 anos, um dos homens realmente grandes deste século. Acabo de escrever isto e já tenho uma dúvida: não sei se o médico judeu austríaco Viktor Frankl pertenceu mesmo a este século. Pois ele só viveu para devolver aos homens o que o século XX lhes havia tomado – e não poderia fazê-lo se não fosse, numa época em que todos se orgulham de ser “homens do seu tempo”, alguém muito maior do que o século.

Universal no seu valor, individual no seu conteúdo, o sentido da vida é encontrado mediante uma tenaz investigação na qual o paciente, com a ajuda do terapeuta, busca uma resposta à seguinte pergunta: Que é que eu devo fazer e que não pode ser feito por ninguém, absolutamente ninguém exceto eu mesmo?

 

Referências:

    • Estratégias de Vida: Fazendo o que dá certo, fazendo o que importa, Phillip C. McGraw; tradução Max Altman. – São Paulo: Alegro,1999.
    • A Mensagem de Viktor Frankl, Olavo de Carvalho
    • Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Viktor_Frankl
    • Em Busca de Sentido, Um Psicólogo no Campo de Concentração [DOC] – obrigada Yuri!
    • Em Busca de Sentido, Um Psicólogo no Campo de Concentração [PDF] 

 

Siga no twitter @vidaplenaebem

Posts Similares

6 Comentários

  1. Adorei o site.
    Muito bom, essas mensagem são inspiradoras.
    Parabéns!

  2. Cris Ventura disse:

    Sah, linda mensagem! Fundamental para a vida…Parabéns pelo blog!

  3. Obrigado pela dica Sah. Vou baixar e ler assim que tiver um tempinho.
    Um abraço.

  4. Sah Elizabeth disse:

    R.Vinicius,

    Que bom saber disso!

    Para quem mais tiver interesse, o post está atualizado com os links para o download! :)

    Abraços!

  5. Sah você sempre sabe o modo como me encantar, por assim dizer. Faz tempo que não venho aqui, mas ao vir encontro outro post do qual me identifico, o qual me toca de uma forma singular e deixo o blog com o post na cabeça. Vou procurar o livro deste Doutor. Você sabe onde eu poderia encontrá-lo? Obrigado por mais uma vez me apresentar um ponto do qual eu desconhecia.

    Abraço,

    R.Vinicius

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *