Home Livros A Arte de Sentar, A Arte de Comer e A Arte de Amar por Thich Nhat Hanh

A Arte de Sentar, A Arte de Comer e A Arte de Amar por Thich Nhat Hanh

6 min leitura
0
0

A palavra arte vem do latim ars, que significa técnica  ou habilidade. Saber empregar os meios  necessários para realizar bem qualquer coisa. Curiosamente, as mais importantes coisas em nossas vidas –  como amar, sentar e comer – aquelas que fazemos ou deveríamos fazer com maestria não nos foram devidamente ensinadas, na maior parte das vezes.

Esses preciosos ensinamentos para o bem viver nos são trazidos por Thich Nhat Hanh nos Best-sellers da Coleção Mindfulness Essentials, lançamento no Brasil da Editora Agir: os três livros de bolso – “A Arte de Comer“, “A Arte de Sentar
” e “A Arte de Amar” – compartilham os ensinamentos do monge vietnamita por meio de instruções simples e de fácil compreensão para aqueles que desejam explorar a meditação mindfulness ou o estado mental de atenção plena em si e no presente.

 

“Com a devida prática, você pode se firmar no presente para poder tocar as maravilhas da vida que estão disponíveis naquele momento. É possível viver feliz no aqui e agora”, declarou em entrevista à Oprah, famosa apresentadora de tv americana.

 

colecao_mindfulness_essentials_thich_nhat_hanh_vidaplenaebemestar
Os 3 livros de bolso da Coleção Mindfulness Essentials

 

De acordo com Thich Nhat Hanh, a arte de viver consciente cada momento, em vez de se apegar ao passado ou ao futuro, é a chave para desenvolver a paz em si e no mundo. “A paz é possível. A felicidade é possível. E essas práticas são simples o suficiente para todos seguirem”, diz.

As obras fazem parte do conjunto de 85 títulos publicados internacionalmente pelo escritor, poeta e ativista da paz e dos direitos humanos.

O primeiro livro, A Arte de Sentar, compartilha um guia detalhado de exercícios de respiração e mentalizações, assim como insights e histórias pessoais. Com textos curtos, Nhat Hanh cria o livro de bolso ideal para os iniciantes na prática da meditação sentada e para aqueles que estão mais avançados na caminhada espiritual.

Em A Arte de Comer, segundo livro da coleção, o autor busca inspirar o leitor a um relacionamento alegre e sustentável com todos os aspectos da alimentação – desde o plantio à limpeza depois de uma refeição.

O terceiro livro,  A Arte de Amar, reflete sobre a dádiva do amor, da intimidade física, das crianças e da família, das paixões e muito mais. As meditações curtas contidas neste volume podem ser feitas sozinho ou acompanhado e procuram expandir a própria capacidade de amar. Com clareza, compaixão e humor, Nhat Hanh demonstra que apenas quando o indivíduo ama a si mesmo, ele será capaz de amar o outro e, ainda, que quando se está próximo daquele a quem se ama, mais se está conectado ao universo.

Entregar-se a essa leitura é sentir a energia amorosa e pacífica das palavras do mestre zen-budista. Então, fica o convite: desligue seu celular, gadgets e bips, sente-se, respire fundo, e abra ao acaso um dos livros dessa inspirada coleção.  Você irá deparar-se com as mais belas reflexões e sugestões de práticas, que se realmente praticadas por cada um de nós, irão certamente trazer-nos os frutos da paz interior – o seu reflexo no agora caótico mundo “lá de fora”.

 

SOBRE O AUTOR

Thich Nhat Hanh é professor e o monge zen-budista mais conhecido no mundo. Há mais de setenta anos ensina práticas de mindfulness para milhares de pessoas.


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Livros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira também

A beleza e o poder da gratidão em nossas vidas

Com os anos, fui descobrindo que a gratidão é, além de um dos sentimentos mais nobres, a c…