Home Livros Livro: Antes Que Eu Me Esqueça

Livro: Antes Que Eu Me Esqueça

6 min leitura
0
0

Técnicas, hábitos e dicas para afiar a mente e aperfeiçoar a memória.

Vivemos numa sociedade que cobra alto rendimento pessoal e profissional, ao mesmo tempo que possui uma grande dinâmica de transformações.

antes_que_eu_me_esqueca_capa_livro

Nessa busca por nos mantermos sempre atualizados, parece que cada vez mais pessoas reclamam da falta de memória, um problema que se alia a um alto crescimento no número de casos de ansiedade, depressão e outros problemas cognitivos.

Dessa forma, fica cada vez mais difícil se lembrar de pequenas tarefas cotidianas: pagar uma conta, comprar todos os itens da lista de compras, lembrar-se de todos os pontos daquela matéria na prova…

Antes que eu me esqueça, o primeiro livro do neurologista brasileiro Leandro Teles, tem como objetivo explicar como funciona o processo de gravação e evocação de memórias no cérebro para que possamos vigiar ativamente o funcionamento da nossa mente, criando técnicas e hábitos para melhorar a nossa capacidade cerebral e aperfeiçoar a memória.

De forma inteligente e com um humor sutil, o doutor Leandro se dirige ao leitor como se estivesse em um consultório: com evidente rigor médico da informação, mas sempre muito preocupado em traduzir em linguagem cotidiana para o leitor leigo a complexa rede neural onde se formam nossos pensamentos, lembranças e habilidades.

Enquanto nos transmite seus conhecimentos sobre o cérebro e a sistemática da memorização, o autor nos dá poderosos insights, de uma perspectiva médica, de como podemos melhorar o rendimento do cérebro, esse fascinante órgão que, como qualquer outra parte do corpo, precisa ser exercitada.

Sobre o autor

Especialista em doenças e distúrbios da mente graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com residência médica em neurologia Clínica no Hospital das Clínicas e da Faculdade de Medicina da USP.

É membro da Academia Brasileira de Neurologia (ABN). Atualmente trabalha também como consultor em emissoras dos principais meios de comunicação (TV, rádio, revistas, jornais e portais na internet) com o intuito de disseminar informações em prol da em prol da melhoria da qualidade de vida e conhecimento médico da população.

O doutor Leandro está frequentemente presente no Programa Mulheres (TV Gazeta) e Vida Melhor (Rede Vida) e também já participou como consultor ou entrevistado em programas como: Todo Seu, Você Bonita, Notícias & Mais, Hoje em Dia, Domingo Espetacular, entre outros. Também é colunista fixo do portal Vivo Mais Saúde (http://vivomaissaudavel.com.br/eles-explicam/dr-leandro-teles/), ao lado de nomes como Márcio Atalla, Drauzio Varella e Laura Müller.

Por que este livro é importante?

Porque traz a reflexão, do ponto de vista de um médico brasileiro, sobre problemas de saúde que afetam o dia a dia de milhares de pessoas.
Porque traz analogias interessantes para explicar o funcionamento de um complexo sistema. O processo de memorização, por exemplo, é comparado a uma corrida de obstáculos, na qual cabe ao corredor aprender a ler os obstáculos por ele a ser transpostos.

Porque é uma ponte entre o conhecimento médico e a sabedoria que pode ser acessível a todos e transformar a maneira como se interage com o corpo.

Dados do livro:
Título: Antes que eu me esqueça
Subtítulo: técnicas, hábitos e dicas para afiar a mente e aperfeiçoar a memória
Selo Editorial: Alaúde
Ano da edição: 2016
Número da edição: 1ª edição
Autor: Leandro Teles
Assunto: Memória e cérebro


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Livros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira também

Alzheimer: Quando o ‘esqueci’ fica preocupante

Aproximadamente 47 milhões de pessoas no mundo sofre com a Doença de Alzheimer, também con…