Home Livros Livro: O Caminho da Sabedoria – conversas entre um monge, um filósofo e um psiquiatra sobre a arte de viver

Livro: O Caminho da Sabedoria – conversas entre um monge, um filósofo e um psiquiatra sobre a arte de viver

11 min leitura
1
0

“Há livros que me salvaram a vida.”

É com as palavras do filósofo Alexandre Jollien – um dos autores – que gostaria de abrir esse post, pois elas ao mesmo tempo sintetizam e mostram a tônica energética do livro “O Caminho da Sabedoria”.

O caminho da sabedoria

Acima de tudo, desejo que nossas conversas sejam úteis. Há livros que me salvaram a vida. E eu estaria feliz se, sem apresentar receitas – elas não existem –, nossa conversa pudesse incentivar aquelas e aqueles que lutam e testemunhar o desejo de seguir cada vez mais um caminho espiritual. Mesmo o maior progresso interior é inútil se não nos tornarmos mais solidários, se não nos aproximarmos do próximo.

E a cultura de si mesmo logo pode mofar se não levar a uma verdadeira generosidade. O ego é tão esperto e sinuoso que se aproveita de tudo, ou quase. Com certeza, há um egoísmo espiritual. Ao nos esquecermos dos outros, quebramos inevitavelmente a cara, instrumentalizamos o próprio caminho da nossa salvação. Daí a urgência de procurar uma prática que nos liberte passo a passo desse risco…

 

Esse não é um livro qualquer. Ele pede uma leitura generosa: precisa ser sorvido sem pressa, e é daqueles livros que nos acompanham sempre. Deve estar sempre à mão para ser relido ou mesmo aberto ao acaso. E à cada leitura irá ampliar ainda mais nosso entendimento ou jogar uma nova luz sobre pontos primeiramente desapercebidos.

 

É mais eficiente esforçar-se por encarnar seus próprios valores do que limitar-se a falar sobre eles e recomendá-los. (Christophe, em Conselhos de Coerência)

 

Somos frequentemente enganados pela ideia de que, se fôssemos bonitos, ricos, famosos e poderosos, seríamos automaticamente felizes, enquanto de fato essas situações trazem tantas chances de ser feliz quanto ganhar na loteria. (…) Talvez você pudesse dizer à sua paciente: “ Você gostaria de ser feliz e de sofrer o menos possível, e tem razão. Mas, para tornar isso possível e sobretudo duradouro, não há outro meio senão olhar sinceramente para si e fazer o inventario daquilo que contribui realmente para o bem-estar e daquilo que causa sofrimento. (Matthieu, em as Origens do Sofrimento)

 

 

MAIS DETALHES SOBRE O LIVRO

O caminho da sabedoria é um livro escrito a três vozes. Amigos de longa data, o monge budista Matthieu Ricard, o filósofo Alexandre Jollien e o psiquiatra Christophe André, que têm prestigiadas carreiras e diversos livros publicados em seus respectivos campos de atuação, há muito tempo desejavam se unir para “falar com o coração” sobre diversos assuntos que perpassam a existência humana.

Para concretizar essa vontade, os três se reuniram por nove dias em uma casa na Dordonha, França. Os debates lá realizados deram origem aos doze capítulos que compõem a obra:

  1. Quais são as nossas aspirações mais profundas?
  2. O ego, amigo ou impostor
  3. Aprender a viver com as emoções
  4. A arte da escuta
  5. o corpo: fardo ou ídolo?
  6. As origens do sofrimento
  7. A coerência: uma questão de fidelidade
  8. Altruísmo: todo mundo sai ganhando
  9. A escola da simplicidade
  10. A culpa e o perdão
  11. A verdadeira liberdade: do que posso me libertar?
  12. Nossas práticas cotidianas

 

Leia aqui as primeiras páginas de “O Caminho da Sabedoria” – Introdução

Trata-se, portanto, de um projeto muito pessoal para os autores, baseado na diversidade de experiências por eles adquiridas.

Sem a intenção de pregar verdades absolutas e fórmulas prontas, ao longo das conversas os autores refletem sobre questões universais de uma perspectiva pessoal.

Destacando as lições mais importantes que retiraram de suas trajetórias, eles compartilham suas aspirações mais profundas bem como sua relação com o ego, sentimentos, emoções e angústias, e os seus esforços para viver de maneira autêntica em relação à própria verdade.

O Caminho da Sabedoria é, assim, uma importante via de acesso às convicções e experiências desses três amigos com trajetórias tão distintas. Durante a conversa ocorre um cruzamento fértil de pontos de vista sobre assuntos que interpelam o ser humano quando ele reflete sobre a maneira como conduz a própria existência, mas, como o caminho se faz ao caminhar, os amigos sempre se encontram nas encruzilhadas essenciais.

Enquanto acompanhamos o desenvolver da reflexão sobre a jornada percorrida por eles, cada um de nós pode aprender um pouco sobre as nuances da arte de viver e, dessa forma, ser impelido a pensar em formas de conquistar uma vida genuinamente melhor.

Embora o livro seja estruturado quase como uma entrevista, durante a leitura é quase possível imaginar o cenário em que essas conversas se desenrolaram, a aura de troca de conhecimentos e experiências, o exercício de buscar o desenvolvimento pessoal com e para os outros.

 

SOBRE OS AUTORES

Christophe André é psiquiatra, pioneiro na introdução da meditação na psicoterapia.

Alexandre Jollien é filósofo. Por conta de sua paralisia cerebral, passou dezessete anos em um instituto para pessoas com deficiência. Ele acredita que a filosofia é, essencialmente, um exercício espiritual, e prega um estilo de vida livre de tudo o que aprisiona o espírito.

Matthieu Ricard é monge budista há mais de quarenta anos e é considerado o homem mais feliz do mundo. Vive no Nepal, onde se dedica aos projetos humanitários da Associação Karuna-Shechen.

 1745321121

 

FICHA

Título: O caminho da sabedoria – conversas entre um monge, um filósofo e um psiquiatra sobre a arte de viver
Título original: Trois amis en quête de sagesse
Autores: Christophe André, Alexandre Jollien e Matthieu Ricard
Tradutor: Eric Heneault
Editora: Alaúde
Páginas:  360

Palavras-chave: autoajuda, filosofia, filosofia prática, Christophe André, Alexandre Jollien, Matthieu Ricard, The School of Life, Alain de Botton

Versões disponíveis para compra: Impresso ou Ebook

 

 

 

Achados


Comentário(s)

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Livros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira também

Os Efeitos Negativos do Atual Estilo de Vida da Sociedade “Moderna”

O ritmo e o padrão de vida da sociedade “moderna” são bastante inadequados e e…