Home Livros Registrar em livro histórias de família preserva memória para futuras gerações

Registrar em livro histórias de família preserva memória para futuras gerações

7 min leitura
0
0

Nem sempre damos atenção às histórias de nossos pais e avós. Afinal, ouvimos aqueles relatos desde pequenos e, em nosso mundo de pressa e tecnologia, muitas vezes deixamos de enxergar sua importância.

 

Mas a verdade é que essas lembranças guardam a história de nossa família, de como chegamos até aqui e moldamos nossa visão de mundo.

Elas estão na raiz de quem somos e merecem ser registradas.

O exercício de ouvir e contar histórias, tão simples, é capaz de transformar e dar sentidos às nossas vidas – não só a de quem ouve, mas também a de quem conta. Por meio de suas lembranças, os idosos criam significados para o presente.

Os momentos duros, de dificuldades e sofrimento, podem ser entendidos agora de uma nova forma: pelos aprendizados que trouxeram e pela força que, tão necessária no passado, pode ser hoje levada para outros momentos da vida.

Já reviver os momentos alegres pode ser uma forma de combater sentimentos de solidão e tristeza – pesquisas apontam que um dos sintomas da depressão é justamente o esquecimento de situações felizes.

Histórias em livro

Para que essas memórias não se percam no esquecimento e possam chegar às novas gerações, uma opção é registrá-las em livro.

Foi o que fez Apparecida Freitas, aposentada que hoje mora em Santo André, município da Grande São Paulo.

Aos 76 anos, ela relatou suas histórias de vida a uma escritora da Daria um Livro, empresa especializada em biografias e livros de família.

As entrevistas foram gravadas e, depois, transformadas em um texto que organiza as informações e preserva aspectos da narrativa de dona Apparecida.

Além disso, o uso de recursos literários dá leveza e vivacidade às histórias. Para acompanhar o texto ao longo das páginas do livro, fotos antigas de família foram restauradas e ganharam descrições detalhadas dos momentos que retratam.

Receber o livro impresso foi emocionante, conta Apparecida.

“Pensei: nossa, eu já passei por tudo isso?”

Estão no livro seus relatos sobre o trabalho na roça para ajudar o pai, a felicidade da hora do almoço, as brincadeiras com os irmãos, seus estudos de corte e costura, o namoro à moda antiga, o vestido de casamento de que ela tanto se orgulha e os desafios de mudar para a cidade grande e manter um negócio próprio.

“Hoje, sinto que eu entendo mais as coisas. O que sou hoje, eu gostaria de ter sido naquela época”, brinca Apparecida,

com o olhar de quem vê o passado com carinho, mas sabe que seu lugar é o presente.

Cada história é única

Todos têm uma história para compartilhar. Seja o contador de causos cheio de narrativas curiosas para todas as ocasiões, seja a senhora calada, que guarda suas experiências por timidez ou por achar que os outros não se interessam.

Pergunte para seus pais sobre como eles viveram a infância e como encararam os desafios da vida. A beleza e as lições podem estar nas coisas que parecem mais triviais.

As receitas de família, por exemplo, guardam muito mais do que apenas uma lista de ingredientes: elas trazem consigo as histórias e a cultura de quem as preservou.

Uma forte amizade, um grande amor, uma viagem…

Ainda que a memória falhe algumas vezes, as pequenas histórias e os momentos marcantes nos ajudam a entender de onde viemos e quem somos hoje.

 

Sobre a Daria um Livro

Editora de livros personalizados especializada em contar histórias de família, biografias, casamentos e empresas, ajudando pessoas e instituições a valorizarem e preservarem suas memórias.

A partir de entrevistas, em que as pessoas contam as histórias que querem transformar em livro, escritoras profissionais redigem o texto valorizando a voz dos personagens reais e valendo-se de recursos literários.

Após ser aprovado, o texto final é transformado em livro e publicado junto com fotos, ilustrações e outras imagens.

Veja exemplos e conheça mais sobre o trabalho em www.dariaumlivro.com.br


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Livros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *