Home Bem-estar Ayurveda: Ciência da Vida

Ayurveda: Ciência da Vida

7 min leitura
1
0

ayurveda

Li um artigo sobre a Ayurveda – Bem-Estar à Indiana – e descobri coisas interessantes que agora repasso para vocês!

Antes, uma breve explicação: Ayurveda significa conhecimento da vida (ayur=vida, veda=ciência ou conhecimento), é a ciência da saúde mais antiga da humanidade, foi desenvolvida na Índia e possui mais de 5000 anos de existência.

A medicina ayurvédica é conhecida como a mãe da medicina, pois seus princípios e estudos foram a base para o desenvolvimento posterior da medicina tradicional chinesa, árabe, romana e grega.

Bem, o artigo contava o seguinte: segundo os princípios da Ayurveda, o segredo do bem-estar é fazer trocas de energia e informação com o meio, mais limpas e puras, seja na comida, nos relacionamentos, nas palavras e nos atos.

Não só os alimentos e a água, mas também tudo o que inunda nossos sentidos podem nos contaminar ou nos purificar: idéias, imagens, sons e cheiros.

O processo de desintoxicação do corpo deve seguir os ciclos da natureza, governada por três forças: movimento (Vata), transformação (Pitta) e inércia (Kapha) que atuam em determinados horários do dia. Por isso, a medicina indiana considera que a principal refeição é o almoço, horário em que o metabolismo está a toda.

Além disso, dormir cedo e acordar cedo é o ideal para aproveitar a fase de rejuvenescimento físico e mental. Depois das 18h apenas sopa, pois é o momento em que a digestão fica mais preguiçosa. Caso comer à noite seja necessário, ative a digestão tomando chá de gengibre ou coma antes algumas fatias desse tônico e digestivo.

A Ayurveda dá especial atenção à limpeza da língua, que também secreta toxinas; e sugere que usemos a lateral de uma colher de chá para raspar, de dentro para fora, toda a superfície da língua. Uma haste específica para essa limpeza também é facilmente encontrada.

Tome muita água natural, em temperatura ambiente ou morna. Em jejum um copo de água morna com duas gotas de limão, para ajudar na eliminação de toxinas acumuladas no estômago durante o sono. Para saber quantos litros beber por dia, divida seu peso por 32. A fórmula é do médico indiano Deepak Chopra e foi adaptada ao sistema brasileiro de medidas no livro A Idade do Poder, de Márcia De Luca.

A refeição, como só podia ser, é um momento sagrado e deve ser apreciada com calma. Além disso, só devemos comer quando tivermos fome, nunca com pressa ou bravos, e pouco. A medida? O que caberia nas conchas de suas mãos juntas é o suficiente para nutrir seu corpo.

Raiva, medo, insegurança, angústia são emoções tóxicas que desequilibram o corpo. Assuma suas emoções e nunca responsabilize ninguém pelo que você sente.

O artigo sugere um exercício interessante. Escrever, por sete dias, as qualidades e defeitos que percebe nos outros. “Depois, investigue esses mesmos aspectos em você mesmo. Liste também os conselhos que costuma dar a amigos e parentes. Depois, leia com atenção e siga-os. São justamente os que você precisa ouvir.”

Movimentar o corpo ajuda a expulsão de toxinas emocionais. Vale caminhar, nadar, dançar, fazer qualquer exercício, além é claro, da yoga.

A Ayurveda também usa a aromaterapia, os óleos essenciais, para a limpeza em 3 níveis: física, emocional e mental.

Para completar, doses de silêncio e meditação para higienizar a mente e previnir doenças e desequilíbrios emocionais.

 

Para saber mais
Bem–estar à indiana – Confira mais detalhes na íntegra
Ayurveda – Ciência e Saúde da Longevidade
Associação Brasileira de Ayurveda – ABRA
Medicina Indiana – Curso de Formação em Ayurveda no Rio de Janeiro

 

Achados


Comentário(s)

  • O Dharma segundo o Ayurveda

    O dharma pode ser traduzido como o caminho natural, o comportamento natural ou o dever nat…
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Bem-estar

Um comentário

  1. Saúde Bucal e Oral-B « Vida Plena e Bem-Estar

    31 de agosto de 2010 em 20:23

    […] A escova Pro-Saúde antibacteriana, a rainha da higiene bucal, que garante a limpeza, polimento e remoção da placa. Achei a escova ótima, gostosa e macia, apesar mesmo de ter achado um tanto grande para mim!rs.. Mas aprovei! Tem os massageadores de gengiva, cerdas alongadas e proteção antibacteriana. É bom também lembrar de limpar bem a língua, como recomenda a Ayurveda. (ver post) […]

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira também

O Dharma segundo o Ayurveda

O dharma pode ser traduzido como o caminho natural, o comportamento natural ou o dever nat…