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Video: Yoga do Riso ou Hasya Yoga

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Foto de Sanja Gjenero, CroáciaAnualmente, desde 1998, todo primeiro domingo de maio é dia de comemorar o Dia Mundial da Gargalhada.

Bem, essa história começou em março de 1995, em Mumbai, Índia, com o médico indiano Madan Kataria convidando pessoas que passavam em uma praça da cidade para gargalhar junto com ele. Com o passar dos meses, Madan Kataria aperfeiçoou as técnicas de respiração e introduziu as posturas (pranayamas e os asanas) do Yoga, adaptando-as para formarem seqüências harmônicas com a finalidade de simularem uma boa gargalhada.

Ele conta um pouco dessa história para vocês. Dêem uma olhada:

Segundo ele:

“Essa prática do riso passa progressivamente de um exercício de sons ho ho, ha ha para outros tipos de risadas simuladas. É o que chamo de meu ‘coquetel de risadas’.”

Cada risada é mantida pelo tempo médio de 45 segundos e é seguida de exercícios de respiração profunda e de alongamentos.

O Hasya Yoga (em sânscrito, Hasya quer dizer gargalhar) ou a Yoga do Riso é um movimento global em busca da saúde, da felicidade, da paz no mundo e do resgate à fonte do riso. Ela une os planos físico, mental e emocional, incentivando o riso sem motivo.

A Yoga do Riso foi concebida para ser praticada em grupos com vários participantes, porque a motivação é muito maior e compartilhar esses momentos de alegria pode fazer toda a diferença para se alcançar melhores resultados. Atualmente, existem cerca de 1800 clubes de Hasya Yoga espalhados pelo mundo.

“Rir nesses clubes do riso é a forma mais pura de dar risada, porque não há nenhum motivo especial para que isso aconteça. Não é um riso dirigido aos outros, mas sim a nós mesmos, pois aprendemos a rir de nós mesmos”, diz Kataria.

No Brasil, o primeiro Clube do Riso foi fundado em Belo Horizonte, em maio de 2004, pela doutora Úrsula Kirchner e a professora Mari Tereza Vieira.

Benefícios da prática regular do Yoga do Riso:

• Tonifica a musculatura abdominal e o sistema digestivo;
• Estimula a circulação sanguínea pelo aumento dos batimentos cardíacos;
• Tonifica o sistema respiratório, expandindo a capacidade dos pulmões, devido à maior absorção do prana (energia vital);
• Combate ao estresse;
• Fortalece o sistema imunológico;
• Alivia dores, através da liberação de endorfinas.
• Aumenta a criatividade;
• Aumenta a auto-estima e a autoconfiança;
• Rejuvenesce e revitaliza;

Contra-indicações:

• Cirurgias recentes;
• Pressão alta sem controle;
• Hérnia de disco, hérnias epigástricas, hérnias inguinais, umbilicais;
• Hemorróidas em estágio avançado;
• Prolapso uterovaginal (a pessoa urina ao espirrar ou tossir);
• Gravidez com risco de aborto.

 

Sugestões de livros:
Poder do Riso: um Antídoto Contra a Doença, Mariana Funes
A Terapia do Riso: a Cura Pela Alegria, Eduardo Lambert
Vida, Amor e Riso II,Osho
O Riso: Ensaio Sobre a Significação da Comicidade, Henri Bergson
Oscarito: o Riso e o Siso, Flavio Marinho
300 Gargalhadas, Edilio Sganzerla

 

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