O mito de que ser multitarefa é ser produtivo

Foco. Todo esse post pode ser resumido nesta única palavra: foco.

Mas como manter-se focado sendo inundado o tempo todos com as mais diversas (e muita vezes inúteis) informações? São outdoors, comerciais na tv, no rádio, banners na internet, feeds, atualizações de facebook, twitter, emails, chamadas no celular, skype, msn, etc… É preciso parar. [           ]

Tome um fôlego para analisar aquilo que deve ser feito e para planejar como fazê-lo. 

Não alimente a ilusão de que fazer mil coisas ao mesmo tempo irá te tornar uma pessoa mais produtiva. Não vai. Alguma coisa vai perder em qualidade. É claro, que algumas vezes, você terá que interromper tarefas para atender a outras pequenas solicitações, por isso é importante saber dividir bem uma atividade em sub-tarefas ou tarefas menores.

Você conhece aquela experiência de fazer um papel pegar fogo com uma lupa e os raios do sol? Então, tudo se resume ao tal do foco: “O ponto focal ou foco é o ponto onde os raios se concentram.”

Estudos têm comprovado que nosso cérebro realiza bem apenas uma atividade cognitiva, que envolve pensamento e raciocínio, de cada vez. Uma pesquisa ainda inédita que o especialista em gestão do tempo Christian Barbosa está realizando para avaliar o modelo mental das pessoas em situações de multitarefa mostrou que o desperdício médio de tempo ao realizar atividades simultâneas é de 35%. Ou seja, no lugar de ganhar tempo com a multitarefa, você perde. [INFO]

Imagine tentar assistir três filmes de uma só vez trocando de canal a cada 5 minutos. Já viu que alguma coisa vai ficar perdida não é? Tentar realizar várias coisas ao mesmo tempo é quase a mesma coisa. Você pode pensar que é fácil retomar o fio da meada da suas tarefas anteriores, mas com certeza isso irá consumir mais tempo: você terá que fazer um esforço para se lembrar onde parou e qual o próximo passo.

Geração ‘M’ (Multitarefa)

Os jovens mostram mais propensão às atividades simultâneas. “Na geração Y, 70% acreditam que realizam multitarefa com qualidade”, diz Barbosa. A percepção cai nos maiores de 40 anos.

Cientistas pelo mundo já se preocupam em estudar os efeitos da multitarefa no cérebro de jovens, que podem sofrer no futuro com mais problemas de memória. Isso porque, ao focar numa tarefa, o cérebro ativa o hipocampo, que comanda a memória. Mas, ao ser distraído por várias atividades, ele ativa outra área, o corpo estriado, responsável por nossas tarefas rotineiras.

“A principal atividade dos jovens deve ser aprender. Mas eles não conseguem fazer isso e se lembrar bem de algo sem prestar atenção em uma coisa de cada vez“, diz Winifred Gallagher, especialista em comportamento e autora do livro Rapt: Attention and the Focused Life (Alerta: Atenção e uma Vida Focada, em tradução livre). Ela defende que atenção e uma vida focada são os segredos para se sentir mais realizado. “Os jovens estão treinando seus cérebros para serem distraídos”, diz. [INFO]

Por isso, não sinta culpa de desligar-se do mundo por certos momentos. Se é preciso qualidade e profundidade para realizar alguma determinada atividade, não hesite em fechar sua caixa de entrada, sair do Skype, MSN e fechar todas as demais abas e janelas que não são pertinentes ao assunto. Eu mesma já faço isso há algum tempo e tenho a positiva sensação de conseguir o espaço de silêncio necessário para criar o que preciso.

Confesso que ainda preciso me disciplinar para não me perder entre tantas abas e links de matérias e assuntos que gostaria de ver, ler, aprender, mas o fato que temos de aceitar é que é preciso selecionar criteriosamente o que vale nosso tempo e atenção.

 

Leia na íntegra: Pessoas multitarefa são menos produtivas – Ciência – Notícias – INFO Online
Para saber mais: Multitasking: a estimulação múltipla e seus efeitos na memória de trabalho [pdf]

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *