Home Bem-estar Alimentação Alimentos prejudiciais durante a TPM

Alimentos prejudiciais durante a TPM

5 min de leitura
0
0

Mesmo apontados nas dietas saudáveis, algumas substâncias desequilibram a produção dos hormônios

Os alimentos possuem tarefa importante em todo o organismo, inclusive quando tratamos de fertilidade. Algumas substâncias presentes são capazes de influenciar na dosagem hormonal e muitas delas são apresentadas em dietas saudáveis. Esses nutrientes consumidos de forma desregular são capazes de causarem implicações entre mulheres que sofrem de ovário policístico, endometriose, mioma e outras doenças relacionadas à infertilidade.

mulher-tpm-alimentos-evitar

Quando o objetivo for perder peso é de extrema importância equilibrar a alimentação consumindo nutrientes de forma bem distribuída de acordo com a indicação nutricional. Confira quais as opções adotadas pelas dietas que podem dificultar a fertilidade e a saúde hormonal:

Soja

A soja é considerada sim um excelente alimento para saúde, mas o alerta é válido entre as mulheres em idade fértil aliado a ingestão de medicamentos anticoncepcionais. O consumo da soja pode influenciar no aumento do estrogênio, o que causa sintomas maiores de TPM, acne, aumento de peso, inchaço e cólicas.

A melhor forma de consumir a soja sem interferir na saúde hormonal é de 5 a 10 dias após o período menstrual. Nutricionistas alertam sobre os benefícios mais eficientes da soja orgânica  ou mesmo por meio do consumo de produtos da culinária oriental, como tofu, missô e outros.

Leite e derivados

Ao se tratar do leite a influência está na questão hormonal dos animais produtores do alimento, incluindo também as opções orgânicas. Pessoas que sofrem de TPM e possuem enxaqueca durante esse período devem evitar  o consumo de lacticínios,  pois pode agravar os sintomas. Diminua a ingestão de iogurtes, leites e queijos nestes períodos.

Linhaça

A linhaça é rica em propriedades excelentes para a saúde, mas assim como a soja é importante alertar quanto ao maior potencial na produção do estrogênio, agravando ainda mais os sintomas da TPM. Pode sim consumir a soja e aproveitar dos seus benefícios para a saúde, mas opte pela ingestão após 5 dias do período menstrual.

Substitua o salmão pela sardinha

O salmão é sim um alimento excelente para saúde, inclusive hormonal no combate à TPM. Mas o alerta é sobre a produção desse alimento que nem sempre é de origem natural. O peixe não é produzido no Brasil e durante a exportação é mantido em cativeiro e alimentado principalmente com soja e outros alimentos transgênicos. Essas substâncias artificiais e a presença de corantes são responsáveis por alterar as dosagens hormonais do organismo.

A melhor forma de acrescentar ômega-3 à saúde de forma segura, saudável e acessível é através da ingestão das sardinhas frescas.

Fonte: www.ativasonline.com.br


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Alimentação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Papanicolau: importância e tipos do exame

O Papanicolau é um dos exames mais importantes na saúde da mulher e tem como objetivo diag…