Home Bem-estar Alimentação Benefícios da Goji Berry: a pequena fruta de alto valor nutricional

Benefícios da Goji Berry: a pequena fruta de alto valor nutricional

7 min de leitura
1
0

Um estudo publicado no NBCI (National Center for Biotechnology Information), portal norte-americano organizado por profissionais das mais diversas áreas de conhecimentos científicos, apontou que a goji berry estimula o metabolismo e melhora o rendimento durante a prática de exercícios, contribuindo para a perda de peso de modo rápido.

dried-goji-1325179-639x426

Homens e mulheres têm usado a goji berry como suplemento. O composto é feito à base de um pequeno o fruto da planta Lycium barbarum, de cor avermelhada. A espécie pode ser encontrada de forma nativa na Ásia e na Europa, sendo mais comum no Tibete, ao norte da cordilheira do Himalaia e vem sendo utilizada há mais de 3 mil anos.

De acordo com a tradição chinesa, o uso desta fruta auxilia na nutrição do rim e do coração e promove melhoras nos quadros de insônia, agitação mental, ansiedade e até mesmo a libido.

Benefícios naturais

A goji berry contém 18 tipos de aminoácidos, entre os quais estão os 8 essenciais ao corpo humano, que o nosso organismo não consegue produzir e precisa adquirir por meio da alimentação. A frutinha asiática é pequena em tamanho, mas sua riqueza nutricional é exatamente o oposto: vitaminas do complexo A, B, C e E e minerais — zinco, ferro, cobre, cálcio, selênio e fósforo.

É cientificamente comprovado que o uso diário e constante da goji berry, associado à dieta balanceada e exercícios regulares, promove diversos benefícios. Descubra 5 motivos para tomar goji berry:

  • Possui ação antioxidante, combate os radicais livres presentes no organismo, ajudando na prevenção do envelhecimento precoce da pele;
  • Auxilia a perder peso devido ao alto teor de Vitamina C, que possibilita ao organismo utilizar uma maior quantidade de gordura corporal para o processo de queima na obtenção de energia;
  • Altamente energético e revigorante ajuda a aumentar a sensação de bem-estar;
  • Através de sua ação estimulante, promove a redução da fadiga e do estresse;
  • Equilibra os níveis do colesterol e mantém o sistema nervoso saudável;

Como ingerir goji berry?

No Brasil, a fruta in natura ainda não é comercializada com frequência. Porém, é possível encontrá-la desidratada ou em cápsulas. A goji berry desidratada pode ser adicionada a sucos, bolos, vitaminas ou iogurtes. A hora ideal para tomar é de manhã ou antes de praticar exercícios físicos.

Bolo integral de goji berry e açúcar mascavo

Que tal assar um bolo integral com goji berry? Extremamente fácil e acrescentando ainda mais sabor e nutrientes, a receita abaixo demora cerca de 40 minutos para ficar pronta.

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de goji berry
2 colheres (sopa) de nozes
2 xícaras de chá de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de manteiga
3 ovos
1 xícara de chá de leite desnatado
1 colher de sopa de fermento em pó
2 xíc. (chá) de farinha de trigo integral
1 col. (chá) rasa de canela em pó

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180° C
Bata as claras em neve e armazene-as em um recipiente à parte. Bata o açúcar com a manteiga, junte as gemas batendo sempre até obter um creme claro.  Acrescente o leite e bata mais um pouco. Misture cuidadosamente a goji berry e as nozes picadas, depois adicione a farinha e o fermento peneirados.

Por último junte as claras batidas em neve e misture delicadamente. Despeje a massa em uma forma untada com farinha

Leve ao forno médio por aproximadamente 40 minutos, até dourar.

 

Uma boa pedida é adquirir a goji berry desidratada ou em cápsulas em lojas online confiáveis, que comercializem exclusivamente produtos autorizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

 

Nature Center – www.naturecenter.com.br


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Alimentação

One Comment

  1. Marciacesario@zipmail.com.br'

    Márcia Cesario

    10 de setembro de 2015 at 20:15

    Adoreiiiiiiii a reportagem. …

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *