Home Bem-estar Alimentação Cevada, o grão da vez

Cevada, o grão da vez

4 min de leitura
0
0

Depois da chia, da quinoa, da granola, da aveia, o grão da vez é a cevada. O grão originário do Oriente Médio e mais conhecido pelos brasileiros como o principal ingrediente da bebida “paixão nacional”, a cerveja, é a nova aposta dos especialistas em nutrição para quem vive em busca constante pelos chamados “superalimentos”.

cevada

Com valor nutricional excelente, rico em beta glucana (tipo de fibra solúvel com propriedade funcional), minerais como selênio e também polifenóis (compostos orgânicos com propriedades antioxidantes), o grão pode trazer inúmeros benefícios à saúde global humana – é o que diz a Ciência.

O grão de cevada é composto principalmente de carboidratos (50 a 75% de amido), proteínas (11 a 12%) e lipídeos (em quantidades menores).

Além da já sabida relação com a redução de colesterol, estudos têm demonstrado que os compostos orgânicos do cereal possuem poderosa ação antioxidante, imunológica, digestiva, entre outras descobertas.

“Na prática, os estudos demonstram que a cevada é um poderoso alimento, bastante completo, com auxílio na redução do colesterol, combate à obesidade e até à hipertensão. Trata-se de um alimento ideal para quem quer ter uma dieta balanceada dentro de um estilo de vida ativo”, resume a nutricionista Andrea Zaccaro, presidente da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva.

A utilização desse poderoso cereal como ingrediente é vasta, incluindo a cerveja, farinhas e seus subprodutos, como pães, massas e bolos, compondo cereais matinais, entre outros.

“Além disto, o grão intacto pode ser bastante versátil e consumido através de receitas e preparações diversas, como saladas, com legumes, misturado ou como variação ao arroz, em sopas etc., basta usar a criatividade”, explica Andrea Zaccaro.

 

Veja dicas de receitas com cevada

Salada Árabe de Cevada

Ingredientes:

5 xícaras de chá de salsa picada (285g)

2 xícaras de chá de hortelã fresca picada (100g)

1 xícara de chá de cebolinha verde picada (580g)

1 cebola média picada (72g)

4 tomates bem maduros, sem sementes e picados (368g)

½ xícara de chá de cevada cozida

½ xícara de chá de suco de limão (100ml)

Azeite de oliva a gosto

Sal a gosto

 

Modo de Preparo:

Cozinhe a cevada com pouco sal e reserve. Deixe escorrer bem até retirar toda a água. Misture a cevada aos outros ingredientes e tempere com o suco de limão, sal e azeite. Sirva acompanhado de folhas de alface. Sugestão: coloque um pouco da salada no meio de uma folha, formando uma trouxinha.


Rendimento
4 porções.


Recomendados


A ferramenta essencial de AutoDesenvolvimento pessoal

Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Alimentação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *