Home Bem-estar Alimentação Dicas para um café da manhã equilibrado

Dicas para um café da manhã equilibrado

6 min de leitura
1
0

Você já deve ter ouvido falar que esta é uma das refeições mais importantes do dia, certo? Mas você sabe por quê? Durante o sono, o organismo continua trabalhando para manter as funções básicas como a respiração, os batimentos cardíacos e a circulação do sangue.

Por isso, o café da manhã é fundamental para repor as energias do corpo e da mente e funciona como um combustível, necessário para pensar, trabalhar e realizar todas as atividades com mais disposição ao longo do dia.

cafe-da-manha-saudavel

Com a rotina mais corrida, esta refeição acaba sendo substituída por alguns minutinhos a mais de sono ou por algum compromisso, o que pode prejudicar a saúde e comprometer a produtividade do dia.

Segundo a nutricionista da Unilever,  Laís Aliberti, formada pela Universidade de São Paulo, “incluir alimentos de todos os grupos alimentares é essencial. Opte por alimentos que contenham carboidratos e fibras (como pães integrais, aveia e mix de cereais), vitaminas e minerais (abundantes nas frutas), proteína e cálcio (presentes nos leites e derivados, ou alimentos vegetais, como à base de soja, por exemplo) além de alimentos fontes de gorduras “boas” como castanhas, sementes e creme vegetal”.

Segundo Laís, uma alimentação variada é indispensável para fornecer a energia adequada e também nutrientes importantes, como ômegas 3 e 6, cálcio, ferro, fibra, vitamina D, vitaminas do complexo B, ácido fólico, magnésio, e zinco. “Além disso, estudos indicam que aqueles que fazem o café da manhã tendem a consumir menos gorduras saturadas e maior quantidade de fibras, o que é favorável para a redução do risco para doenças crônicas, como as cardiovasculares, por exemplo”.

Estudos mostram que quem toma café da manhã, independente da idade, tende a participar de atividades físicas regulares, escolher alimentos mais saudáveis e não fumar. Ainda, indicam uma ligação benéfica com a saúde, incluindo a melhora no desempenho cognitivo e a redução do risco de doenças crônicas, como a diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. Tanto os adultos como as crianças que consomem refeição matinal regularmente tendem a ter um peso corporal mais saudável, o que é fundamental para manter a saúde do coração.

 

Dicas da chef

Quando você está com pressa de acordar as crianças e prepará-los para a escola, pode parecer desafiador sentar e curtir um café da manhã equilibrado juntos. A chef da Unilever Brasil, Natália Santos, ajuda na resposta.

“Tente preparar o máximo do café da manhã na noite anterior. Deixe tigelas e colheres prontas para o cereal. Lave, fatie e faça porções de frutas. Para crianças maiores e adolescentes, tenha uma seleção de alimentos para o café estilo “faça você mesmo”, tais como barrinhas de cereal, bolinhos e pãezinhos integrais, mistura de nozes e amêndoas, queijos, leite e suco”.

Para um café da manhã rápido:

  • Mamão
  • Torradas integrais com *creme vegetal Becel
  • Iogurte natural com morango

Para um café da manhã mais elaborado:

  • Shake com bebida à base de soja de morango AdeS batido com mamão e linhaça. Encontre essa receita no site Recepedia.
  • Frutas ao Molho de Mel. Confira no Recepedia.
  • Sanduíche de Espinafre e Queijo. Saiba como fazer no Recepedia.

*Feita com óleos vegetais, contém gorduras conhecidas como “boas”, como ômega 6, Becel Original vem nas versões com ou sem sal, e pode contribuir com os cuidados diários com a saúde do coração.


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Alimentação

One Comment

  1. bwoman@outlook.pt'

    b-woman

    29 de abril de 2015 at 17:12

    Excelentes dicas, sem dúvida que o tempo é um obstáculo para um café da manhã mais elaborado e deixar o máximo preparado no dia anterior ajuda bastante.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Como manter a vida sexual ativa na terceira idade

Hoje vamos abordar sexualidade na terceira idade. Cerca de 90% dos casais na faixa etária …