Home Bem-estar Alimentação Molho de tomate apresenta benefícios surpreendentes

Molho de tomate apresenta benefícios surpreendentes

2 min de leitura
0
0

O molho de tomate, que confere sabor a tantas receitas, também apresenta inúmeros benefícios à saúde. Alguns, inclusive, bastante surpreendentes.

O licopeno, pigmento que dá cor ao tomate, por exemplo, é um importante antioxidante natural, capaz de proteger as células do organismo contra os efeitos nocivos do excesso de radicais livres, reduzindo assim o risco de doenças crônicas, inclusive o câncer, e combatendo o envelhecimento.

Pesquisas recentes mostram que o licopeno também é um importante aliado do coração e ajuda a controlar a pressão arterial.

O que chama atenção é que o licopeno é um pigmento lipossolúvel e, por isso, tem maior absorção quando consumido junto com gordura e sua biodisponibilidade é aumentada após o cozimento – daí a importância do tomate ser consumido na forma de molho.

“Quando preparado com tomate, cebola, alho e azeite de oliva, o molho oferece uma combinação de nutrientes que ajuda a inibir a oxidação do colesterol ruim e a combater processos inflamatórios”, informa a nutricionista Bianca Naves.

Já a vitamina A presente no tomate contribui para prevenir a chamada cegueira noturna e a degeneração macular, principal causa de cegueira entre idosos.

Os minerais, como sódio, magnésio e potássio, ajudam a equilibrar o metabolismo de forma natural.  As fibras, também presentes, contribuem para o funcionamento do intestino.

Post oferecido por: Grupo Predilecta


Recomendados


A ferramenta essencial de AutoDesenvolvimento pessoal

Comentário(s)

  • Receita: Tomates Recheados com Atum

    Compartilhar6TwittarPin6 Compart.Dia 29 de setembro é celebrado o Dia Mundial do Coração. …
Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Alimentação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receita: Tomates Recheados com Atum

Dia 29 de setembro é celebrado o Dia Mundial do Coração. Você sabia que as doenças cardiov…