Home Bem-estar Alimentação Os benefícios dos probióticos para saúde

Os benefícios dos probióticos para saúde

5 min de leitura
0
0

Os probióticos – microorganismos não infecciosos – resistem à digestão normal para chegarem vivos ao intestino, e , quando consumidos em quantidades adequadas, têm um efeito positivo sobre a saúde do indivíduo.

iogurtes-probioticos

Quem afirma é o farmacêutico responsável pelo Laboratório de Manipulação da Drogaria Araujo, Fabiano Queiroz.

“Esses microorganismos fazem bem para o nosso corpo e podem auxiliar no emagrecimento, no aumento da imunidade, no tratamento da candidíase em mulheres, além de ser excelente para crianças”, aponta o farmacêutico.

O trato gastrintestinal humano é um microecossistema que possibilita o desempenho normal das funções fisiológicas do corpo humano, a menos que microorganismos prejudiciais o colonizem.

Segundo ele, é possível manter um equilíbrio apropriado da microbiota por meio de uma suplementação sistemática da dieta alimentar com probióticos.

“Em virtude desse fato, nos últimos anos, o conceito de alimentos funcionais passou a concentrar-se de maneira intensiva nos aditivos alimentares que podem exercer efeito benéfico sobre a composição da microbiota intestinal. Os prebióticos e os probióticos são atualmente os aditivos alimentares que compõem esses alimentos funcionais”, explica Queiroz.

 

Probióticos são microrganismos vivos tais como bactérias ou leveduras e podem ser encontrados em alimentos industrializados presentes no mercado, como leites fermentados e iogurtes, ou podem ser encontrados em apresentações farmacêuticas com concentração conhecida conferindo benefícios à saúde e auxiliando no equilíbrio da microbiota intestinal.

“Lactobacillus, Bifidobacterium e Streptococcus, são os principais microorganismos probióticos que proporcionam efeitos benéficos na microbiota intestinal, prevenção  e/ou controle de quadros de diarreia, tratamento de alergias alimentares e dermatites, auxílio no tratamento de doenças crônicas como colesterol elevado e doenças respiratórias, síndrome do intestino irritável e tratamento da obesidade”, indica o especialista.

 

 

PROBIÓTICOS NA PEDIATRIA

Composição: Lactobacillus paracasei, Lactobacillus delbrueckii e Saccharomyces boulardii
Atuação: melhora a qualidade de vida das crianças, aumenta a imunidade, reduz a severidade da dermatite e da diarreia infantil.
Indicação: Tomar uma dose até 2x ao dia

 

PROBIÓTICOS NO EMAGRECIMENTO

Composição: Lactobacillus gasseri, Lactobacillus plantarum, Bifidobacterium breve e  Saccharomyces boulardii
Atuação: o consumo recompõe a flora intestinal. Uma flora intestinal saudável contribui para o metabolismo e consequentemente auxilia no emagrecimento.
Indicação: Tomar uma dose até 2x ao dia

 

PROBIÓTICOS PARA CANDIDÍASE NA MULHER

Composição: Lactobacillus reuterii, Lactobacillus rhamnosus, Bifidobacterium breve, Saccharomyces boulardii
Atuação: o consumo favorece o equilíbrio da flora vaginal, evitando om crescimento de fungos e bactérias que favorecem a candidíase.
Indicação: Tomar uma dose até 2x ao dia

 

PROBIÓTICOS PARA AUMENTO DA IMUNIDADE

Composição: Lactobacillus delbrueckii, Lactobacillus lactis, Lactobacillus johnsonii Streptococcus thermophillus
Atuação: favorece uma resposta imunológica sadia combatendo microorganismos agressivos e produzindo anticorpos
Indicação: Tomar uma dose até 2x ao dia.”

 


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Alimentação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *