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Sucos e vitaminas “poderosos” no combate ao estresse

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Estresse e fadiga no trabalho nem sempre são ocasionados apenas pelo excesso de tarefas, mas por uma alimentação inadequada. Uma dieta pouco balanceada, rica em carboidratos simples e pobre em vitaminas, minerais e água, podem fragilizar o organismo. Por isso, de acordo com a nutricionista Jennifer Partika, credenciada do Hospital Santa Cruz, de Curitiba (PR), sucos e vitaminas são opções de lanches saudáveis entre as refeições.

“Eles proporcionam saciedade, são ricos em vitaminas e minerais, hidratam e são opções saudáveis e rápidas”, explica. Uma dieta pobre em macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos) aumenta os níveis de serotonina, que é uma substância muito boa, porém, em excesso, acaba por limitar tarefas rotineiras e simples.

Para a especialista, as pessoas devem manter uma dieta mais colorida possível, rica em frutas e vegetais, balanceada em carboidratos (cereais, arroz e massas), proteínas (carnes, peixes e ovos) e lipídios (milho, centeio e óleos de soja e de peixes). “Nunca se deve passar longos períodos sem se alimentar e sempre devemos carregar uma garrafinha de água”, ensina. “É preciso lembrar que bebidas ricas em açúcar ou sódio não hidratam”, enfatiza.

Suco poderoso

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Para combater o cansaço e ficar com a mente mais tranquila, Jennifer sugere o consumo de um suco combinado de morangos, maracujá, banana-prata e levedo de cerveja – que pode ser encontrado em casas de produtos naturais. Os morangos são ricos em vitamina C, que tem ação antioxidante, e em carboidrato, que fornece energia para combater a fadiga. Já o maracujá possui passiflora, que fornece energia para combater a fadiga. A banana-prata, por sua vez, é rica em potássio, triptofano, vitamina B6 – conhecida como “antiestresse” -, e, por ser uma ótima fonte de energia, a fruta diminui o cansaço.

Para preparar o suco, basta reunir cinco morangos médios, polpa de um maracujá, uma banana-prata média, duas colheres de levedo de cerveja, que possui vitamina B6 – melhora o humor -, e 200 ml de água. Bata tudo no liquidificador e consuma logo em seguida.

Vitamina “Xô, estresse”

Outra dica para diminuir o estresse é o consumo de vitaminas. A nutricionista Jennifer indica o preparo da bebida “Xô, estresse”, que leva banana-prata, laranja, mamão papaia, mel e leite desnatado, que pode ser substituído por iogurte desnatado.

Para preparar um copo “generoso” da vitamina, é preciso bater todos os ingredientes no liquidificador, nas seguintes porções: uma banana-prata média; suco de uma laranja – possui vitamina C e contribui para o sistema nervoso, combatendo o estresse e a fadiga; meio mamão papaia – possui 86% de água na sua composição, além de vitaminas A, C, cálcio, potássio e outros minerais e fibras. A fruta inclui, ainda, a enzima papaína, que auxilia na digestão; uma colher de mel – para a produção de serotonina, que auxilia na sensação de bem estar; 200 ml de leite desnatado ou um iogurte desnatado – que são ricos em cálcio e ajudam no combate do estresse, do nervosismo e da irritabilidade.

Confira as receitas

Suco poderoso

Ingredientes
– 5 morangos médios;
– Polpa de um maracujá;
– 1 banana-prata média;
– 2 colheres de levedo de cerveja;
– 200 ml de água
Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.

Vitamina “Xô, estresse”

Ingredientes
– 1 banana-prata média;
– suco de 1 laranja;
– 1/2 mamão papaia;
– 1 colher de mel;
– 200 ml leite desnatado ou 1 iogurte desnatado;
Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.

 

Post oferecido pelo Hospital Santa Cruz, Curitiba – PR


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Um comentário

  1. […] das receitas? A nossa dica é preparar também sucos saudáveis ou uma receita de smoothie bem saborosa. Se alimente melhor e viva com mais […]

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