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Uma banana por dia para sua saúde

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Você já ouviu aqui que “Uma banana por dia dispensa o médico”  não é? Agora vamos olhar mais a fundo para essa fruta tão rica.

Banana é o quarto produto alimentar mais produzido no mundo, após arroz, trigo e milho. São cultivadas em 130 países. Originárias do sudeste da Ásia, são atualmente cultivadas em praticamente todas as regiões tropicais do planeta.  (Wikipédia)

“Olha a banana
Olha o bananeiro”

~ Jorge Ben Jor

 

Conheça os benefícios da banana 

A banana é uma excelente fonte de várias vitaminas, sais minerais e outras substâncias, dentre eles: (Banana | Nutrição em Foco)

  • Potássio;
  • Vitamina A;
  • Vitamina B6;
  • Vitamina C;
  • Vitamina K;
  • Fibras alimentares.

A banana dá energia de sobra — gracas a alta quantidade de potassio (400 miligramas). Estudos comprovaram que esse mineral pode dar fim as cãibras por repor a perda de sais, provocada pelo suor, e ajudar na absoção dos líquidos. (Womens’s Health ).

 

1. É um ótimo energético

Devido à abundância de vitaminas e minerais, bananas são uma grande fonte de energia natural. Comer apenas duas bananas vai lhe dar energia suficiente para o exercício ou treino por uma hora e meia.

Bananas também são ideais para comer quando você se sente cansado e lento. Ao invés de consumir cafeína ou um alimento muito açucarado, bananas fornecem um nível de energia que dura mais tempo sem o prejuízos causados pela cafeína.

2. Regula o sistema intestinal

 Você está sofrendo de prisão de ventre? A melhor solução para a constipação é comer uma banana por dia. Este é um dos grandes benefícios à saúde. Bananas são ricas em fibras que ajudam na regulação das funções intestinais, superando o problema sem recorrer a laxantes.

3. Reduz o risco de doenças cardíacas e pressão arterial

Você pode se surpreender ao ouvir sobre este benefício à saúde, sim, bananas reduzem o risco de doenças cardíacas, bem como os níveis de pressão arterial. Como? Bananas são ricas em potássio, que é muito vital para a contração muscular e o bom funcionamento do coração e do sistema nervoso. Sabe quanto de potássio é necessário num dia? Apenas 4g que você obtém comendo uma banana.

A fruta mais popular do Brasil pode prevenir acidente vascular cerebral (AVC). Cientistas britânicos e italianos sugerem três bananas por dia para obter o benefício.

A hipertensão é um fator de risco para o AVC e o potássio ajuda a diminuir a pressão arterial. Segundo o jornal Daily Mail, baixas quantidades do nutriente podem levar a batimento cardíaco irregular, irritabilidade, náuseas e diarreia. (Comer três bananas por dia pode diminuir risco de AVC – Saúde – Terra)

E mais: comer três bananas (uma no café, uma no almoço e uma à noite) fornece potássio suficiente para reduzir em 21% as chances de formação de um coágulo no cérebro, que pode levar a um derrame, diz estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology. (Ceapi)

4. Bananas reduzem a depressão

Comer duas ou três bananas por dia é um excelente remédio para superar a depressão, segundo um estudo elaborado nas Filipinas, que destaca o alto conteúdo do “trytophan”, um antidepressivo natural, na fruta. A conclusão é do Instituto de Pesquisa de Alimento e Nutrição (FNRI). A pesquisa assegura que os níveis de “trytophan” nas bananas mantêm os níveis de serotonina no cérebro e melhoram o humor das pessoas.

Estudos mostram que bananas também são úteis na redução dos níveis de estresse.

5. Bananas para a saúde dos ossos

O que você precisa para ossos saudáveis? Cálcio, certo? As bactérias probióticas ajudam na absorção de cálcio aumentando a sua capacidade digestiva. Esta bactéria útil está presente em bananas. As bananas verdes são especialmente úteis na absorção de cálcio.

6. Reduz as dores menstruais

 Bananas são ricas em vitamina B6, que ajuda a regular os níveis de glicose no sangue. Isso ajuda a equilibrar seu humor global e, consequentemente, reduz as dores menstruais.

7. Melhora acidez estomacal

Comer uma banana crua reduz a irritação no estômago e reduz o efeito de excesso de acidez. As bananas têm efeito antiácido natural. Se sofrer de azia, experimente comer uma banana no fim da refeição para se sentirem aliviados.

8. Previne a anemia

Bananas não são apenas ricas em potássio, mas também rica em ferro, portanto, comer uma banana aumenta os níveis de ferro na hemoglobina. Quando isso acontece, naturalmente as condições anêmicas diminuem. Esqueça os comprimidos para a anemia e coma uma banana.

9. Pare de fumar comendo bananas

Outro benefício para a saúde de banana incrível é que ele ajuda as pessoas que desejam parar de fumar. Os fumantes têm um nível elevado de nicotina; os minerais da banana como potássio e magnésio e vitaminas B6 e B12 ajudam na redução da nicotina.

10. Aumenta o poder do cérebro

A pesquisa foi realizada entre 200 estudantes de uma escola de Middlesex. Elas foram dadas bananas junto com sua dieta normal para o café da manhã, lanche e almoço . A pesquisa mostrou que o potássio da banana ajudara a aumentar a agilidade mental e o poder do cérebro. Lembre-se deste benefício e faça seu filho comer uma banana todos os dias para marcar a elevação nos estudos.

11. Reduz a coceira de picadas de mosquito

 O que você faz normalmente quando há um comichão ou inchaço devido a picadas de mosquito? Usamos cremes que reduzem a coceira e inchaço. Em vez disso use cascas de banana. Esfregue a área de comichão ou inchaço com a parte interna da casca de banana e veja por si mesmo em quanto tempo você obtem alívio da picada de mosquito coceira ou inchaço.

12. Banana verde auxilia na prevenção do diabetes tipo 2

A banana verde, ainda pouco aproveitada na alimentação dos brasileiros, pode auxiliar na prevenção do diabetes tipo 2. Estudo com animais realizado pela química Giselli Helena Lima Cardenette mostra que o amido isolado e a massa de banana verde podem reduzir a quantidade de insulina necessária para manter níveis semelhantes de glicose no sangue, poupando as células do pâncreas. (Banana verde auxilia na prevenção do diabetes tipo 2)


Reportagem no Globo Repórter sobre a farinha de Banana Verde

 

Sendo assim, inclua uma banana por dia em sua dieta e comprove todos esses benefícios.

Fontes:


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3 Comments

  1. […] alimentação equilibrada, contendo frutas, cereais (inclusive integrais), legumes, verduras, carnes e leite, contribui irrefutavelmente para […]

    Reply

  2. lima.fabiomendonca@yahoo.com.br'

    fabio mendonça

    11 de fevereiro de 2015 at 15:57

    como banana praticamente todos os dias e confirmo todos os
    beneficios que essa fruta nos tras.
    E para mim que caminho 3 vezes por semana,tem sido uma otima
    companheira me fazendo sentir muito melhor.

    Reply

  3. […] banana é uma ótima alternativa sempre que a fome aparecer. Isso porque contém fibras que auxiliam na […]

    Reply

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