Home Bem-estar Benefícios da prática esportiva para crianças e jovens

Benefícios da prática esportiva para crianças e jovens

4 min de leitura
0
1

Ano de Olimpíadas é sem dúvida um momento oportuno para o incentivo à prática esportiva de adultos, crianças e jovens.

Os benefícios da prática esportiva vão além do controle da obesidade e do desenvolvimento da coordenação motora. Segundo o preparador físico Daniel Claber Simões, coordenador da Escola de Esportes do Colégio Batista Mineiro, a prática de atividades físicas em grupo é capaz de definir habilidades sociais, emocionais e cognitivas no futuro da criança.

esporte_para_criancas

“O esporte auxilia não somente no físico e na saúde, como no sistema respiratório, cardíaco, coluna e manutenção do peso, mas, também, na socialização e disciplina das crianças. A partir das regras e condições esportivas, elas aprendem formas de se relacionarem, trocando experiências, competindo e ajudando umas às outras. A prática ainda contribui na diminuição do estresse, da hiperatividade e aumenta a concentração”, destaca Daniel.

 O preparador físico aconselha avaliação física e a prática do esporte com a orientação de um especialista. “A escolha do esporte deve ser de acordo com a idade, peso, sexo e altura de cada criança. Dessa forma evitamos que haja qualquer tipo de sobrecarga ou prejuízo no desenvolvimento”, explica o educador.

 A idade pré-escolar é um ótimo momento para o início da criança no esporte. Daniel Simões acredita que nesta fase a criança compreende melhor as regras e lida com as angústias e alegrias do convívio e da competição.

Na educação, a prática esportiva ajuda crianças e jovens na integração capacitando-os a lidarem com suas necessidades, desejos, expectativas, e as dos outros também.  “O esporte, como instrumento pedagógico, se integra às finalidades gerais da educação, de desenvolvimento das individualidades, da formação para a cidadania e de orientação para a prática social”, completa Daniel.

Serviço:
Escola Batista de Esportes tem inscrições abertas para crianças a partir de três anos, nas seguintes modalidades: futsal, basquete, vôlei, handebol, tênis, ballet, jazz, street dance, judô e xadrez.

Mais informações: http://sistemabatista.edu.br/escola-de-esportes/


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Bem-estar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Dúvida: Quando a criança precisa receber hormônio do crescimento?

Essa é uma das principais dúvidas do consultório da Dra. Vanessa Radonsky, endocrinopediat…