Home Bem-estar Celulite, o pesadelo das mulheres

Celulite, o pesadelo das mulheres

5 min de leitura
0
0

A Fisioterapia Dermatofuncional é a área da fisioterapia que atua na prevenção e recuperação física funcional dos distúrbios endócrinos, metabólicos, dermatológicos e musculoesqueléticos que afetam direta ou indiretamente a pele.

celulite-273151_640

Os fisioterapeutas dermatofuncionais são profissionais especializados nas disfunções de ordem estética.

A especialidade foi reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), por meio da resolução 362 e oferece tratamentos de disfunções estéticas e funcionais da pele (facial e corporal).

O fisioterapeuta atualmente tem um grande campo de atuação em hospitais, clínicas, consultórios, SPAS, academias e cursos de fisioterapia.

É importante enfatizar que a Fisioterapeuta Dermatofuncional não substitui a atuação do Médico Dermatologista, ele dispõe de técnicas específicas para assegurar e potencializar resultados efetivos de tratamento sem causar danos à saúde, com riscos menores, promovendo a melhora da sua saúde e do seu bem-estar, elevando a autoestima e contribuindo ao equilíbrio emocional, resultando em uma melhor qualidade de vida.

A análise da pele é o primeiro passo para se definir a forma de tratamento, após o reconhecimento das alterações que ocorrem nos tecidos que compõem sua estrutura. Qualquer alteração seja qual for a causa que a provocou, caracteriza a formação de lesões.

Os motivos para o aparecimentos destas lesões podem ser de natureza circulatória, inflamatória, metabólica, degenerativa ou hiperplásica.

Aqui vamos falar especificamente sobre a celulite, que surge devido ao mau funcionamento das células de gordura, onde ocorre um desequilíbrio entre os meios óleo e água.

Com isso há um aumento de volume da célula que gera a compressão dos vasos, comprometendo a circulação sanguínea e levando ao rompimento das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação da pele. Daí surge a famosa e indesejada aparência de casca de laranja.

Existem vários fatores coadjuvantes ou que precipitam o aparecimento das celulites, mas, eles sozinhos não são capazes de determinar o seu aparecimento, a sua soma em conjunto com a natural tendência das mulheres aumenta e muito as chances de ocorrência.

Adeus Celulite - Joey Atlas Entre os fatores, temos a vida sedentária, ingestão de álcool, pílulas anticoncepcionais, cigarro e uma dieta hipercalórica.

Como já citado, esses não são fatores determinantes para o surgimento, mas, sim, são contribuintes para isso.

Mas, como para todo problema existe uma solução, para todo caso existe um tratamento, aqui o processo é um pouco demorado e está relacionado em promover melhores condições fisiológicas para os adipócitos. Isto pode ser obtido por meio da adoção de medidas alimentares equilibradas e a prática de atividades físicas como hábito.

Contudo, o uso de algumas medidas e tratamento especializado pode acelerar o tão sonhado resultado.

Tatiana Ribeiro – Fisioterapeuta, especialista em fisioterapia Cardiopulmonar, sócia da Clínica Ben Vivere.


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Bem-estar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

A importância da esfoliação corporal

A esfoliação ajuda a potencializar os resultados de tratamentos estéticos A esfoliação cor…