Home Bem-estar Como Funciona o Relógio Biológico

Como Funciona o Relógio Biológico

4 min de leitura
0
0

Jeffrey Hall, Michael Rosbash e Michael Young foram os premiados no Nobel de Medicina em 2017 por descobrirem os mecanismos moleculares que controlam o ciclo circadiano, mais conhecido como relógio biológico.


Eles demonstraram que há um gene responsável por codificar uma proteína chamada PER que se acumula durante a noite e se degrada durante o dia.

Essa proteína, por sua vez, é capaz de bloquear ou ativar o gene que a codifica, o que explica as oscilações do corpo a partir da luz.

A mais conhecida delas é a produção de melatonina, hormônio que ajuda na indução no sono. Durante a noite os níveis de melatonina aumentam e com a claridade diminuem.

Por isso é importante um ambiente escuro na hora de dormir, afirma a Terapeuta Ortobiomolecular Kellen Calixto, da Clínica Haya.

Segundo ela, é aconselhável ir diminuindo a iluminação da casa quando se aproxima o horário do sono.

Já durante o horário de verão é necessária uma adaptação do organismo e é por isso que algumas pessoas sofrem tanto nesse período.

Essa mudança gera um impacto na capacidade de memória e cognição das pessoas, além de favorecer sonolência durante o dia, irritabilidade, déficit de atenção, entre outros.

Outro exemplo da ação do ciclo circadiano é o aumento da temperatura corporal antes da chegada da noite.

Isso ocorre porque o corpo antecipa mudanças fisiológicas para melhor se adaptar ao ambiente.

Não só os níveis de hormônios, mas todo o nosso metabolismo é regido pelo ciclo circadiano, o que inclui o consumo energético e o armazenamento de gordura.

Ao entender e respeitar como esse ciclo funciona é possível obter redução de peso, aumento no brilho da pele, maior qualidade do sono, etc.

Em relação ao metabolismo, o ciclo circadiano funciona da seguinte maneira: O período de digestão dos alimentos ocorre das 12hs às 20hs, sendo esse o momento mais propício para nos alimentarmos.

Em seguida vem o período de absorção, que ocorre das 20hs às 4hs. E por fim, o período de excreção, que ocorre das 4hs às 12hs. É por isso que a maioria das pessoas evacua no período da manhã.

Kellen Calixto de Melo – Terapeuta Ortobiomolecular da Clínica Haya


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Bem-estar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Quais são os principais benefícios de um tratamento ortomolecular?

Entenda mais sobre como funciona a prática ortomolecular e como ela pode ajudar na manuten…