Home Bem-estar Fitness 10 Motivos para você Praticar Exercícios Físicos pela Manhã

10 Motivos para você Praticar Exercícios Físicos pela Manhã

12 min de leitura
0
0

O período matutino traz algumas vantagens especiais para quem pratica exercícios físicos, mas é preciso ter disposição para sair da cama.

Durante as manhãs, é cada vez mais comum se deparar com pessoas praticando atividade física, seja em academias ou ao ar livre.

Além de ser benéfica para a saúde física, mental e emocional, desfrutar da prática de exercícios físicos também depende do horário, e é por essa razão que você encontra tantos atletas no período matutino.

Treinar pela manhã pode impactar no rendimento do exercício físico devido a fatores como disposição, estresse e sono.

Entretanto, isso não quer dizer que um treino noturno será menos produtivo, pois seus músculos e articulações ficam mais flexíveis ao passar do tempo e você não precisa se apressar para cumprir as obrigações do dia.

Além disso, tão importante quanto escolher o melhor horário de prática que se encaixa para você, é preciso ter o aval do médico e garantir uma boa alimentação para aproveitar todos os benefícios.

Se você está precisando de um incentivo para acordar mais cedo, se trocar e partir para o seu local de treino, conheça os motivos a seguir. Tudo bem se você não conseguir cumprir essa rotina matutina, desde que não abra mão da prática em algum momento do seu dia.

1. Levantar mais cedo

Apesar de ser um sacrifício para algumas pessoas, acordar cedo está relacionado a mais saúde e qualidade de vida. Esse foi o resultado de uma pesquisa realizada pela Universidade de Roehampton, no Reino Unido, com mais de mil voluntários.

Ser ou não matutino não é apenas uma questão de relógio biológico, mas também de preferências ao longo da vida. Por isso, é possível criar o hábito de acordar cedo.

Planeje-se, evite o botão “soneca” do despertador e saia da cama.

2. Tomar café da manhã ajuda nos exercícios

Para praticar exercícios físicos, é obrigatório estar bem alimentado, e isso vai te incentivar a tomar um bom café da manhã.

A refeição que precede o treino deve ter carboidratos, proteínas, fibras e gorduras, mas sem exageros.

Pães, cereais, queijos, ovos e frutas são boas pedidas para começar o dia, mas prefira tomar a xícara de café somente depois de concluir a sua rotina de exercícios.

Nunca pule o café da manhã, pois ele é que vai te dar energia para as atividades diárias após um longo período em jejum.

3. Realizar um treino curto

Como a manhã costuma ser um período corrido, é importante que o treino não atrapalhe os demais deveres do dia.

Por isso, você pode realizar um treino mais curto, só que com mais intensidade, para obter resultados semelhantes a uma prática de longa duração.

Serão necessários pelo menos 30 minutos para isso e você deve executar uma sequência recomendada por um personal trainer para cumprir o objetivo sem danificar os músculos e as articulações.

4. Melhorar as noites de sono

Foi descoberto por pesquisadores norte-americanos que exercitar-se quando o dia ainda está começando ajuda ter uma noite de sono melhor.

No estudo, quem fez exercícios às 7h teve redução na pressão sanguínea que ajudou a dormir por mais tempo e com melhores ciclos de sono durante a noite.

Se você sofre com noites de insônia, a prática matutina de exercícios pode ajudar no descanso noturno.

5. Mais hidratação

Todo exercício precisa ser acompanhado por doses de hidratação, preferencialmente água.

A bebida regula a temperatura do corpo, elimina toxinas e diminui a incidência de câimbras. Leve um squeeze ao local que você costuma praticar e deixe-o acessível.

Se você não tiver sede, tome um gole do líquido mesmo assim.

Dessa forma, é possível se disciplinar para manter o consumo de água constante durante todo o dia, atingindo a ingestão mínima recomendada de dois litros diariamente.

6. Visual agradável

Com a luz do sol, é possível enxergar com mais detalhes tudo o que está a sua volta.

É uma ótima inspiração para quem pratica atividade ou vai caminhando até a academia ao ar livre, pois você vai se deparar com cores mais vivas, com as novidades do seu bairro e também com ações suspeitas ao seu redor.

Ao anoitecer, com as luzes artificiais, perde-se esse encanto, e, dependendo do lugar onde você treina, a sensação de segurança passa a ser muito menor.

7. Foco nos resultados

Ao começar o dia fazendo exercícios físicos, você se manterá mais focado para conquistar seus objetivos.

Se a ideia é perder peso, você se sentirá estimulado a se alimentar adequadamente ao longo do dia para não “desperdiçar” uma manhã de muito trabalho.

Já quem quer ganhar músculos deve ingerir muita proteína, e ter realizado o treino vai incentivar a ingerir mais alimentos proteicos durante o dia.

8. Mais hormônios hipertróficos

Durante o sono, o corpo produz os chamados hormônios hipertróficos, como o GH (hormônio do crescimento) e a testosterona.

Eles auxiliam a queimar calorias, a aumentar a massa muscular, a prevenir lesões e também a perder gordura e, no início do dia, eles têm mais chances de estar em sua variação fisiológica normal.

Importante: aumentar a quantidade de hormônios artificialmente não acarreta no melhor aproveitamento do treino. Cuidado!

9. Temperatura amena

Na maioria das vezes, em qualquer estação do Brasil a temperatura é muito mais agradável pela manhã do que ao anoitecer.

Durante o verão e a primavera há mais luz solar, mas os termômetros ainda não chegaram aos 30 graus e você pode absorver vitamina D.

Já no período de inverno e de outono, os picos de baixas temperaturas se concentram no final do dia.

Além disso, se chover, as suas roupas e equipamentos terão todo o dia para secar e você não vai perder o próximo dia de treino por causa disso.

10. Pessoas bem-sucedidas fazem

CEOs de empresas e celebridades são frequentemente flagradas treinando ainda pela manhã.

Elas sabem que o corpo é o responsável para poder executar toda a rotina de trabalho e, por esse motivo, iniciam o dia se cuidando.

Se inspire nas imagens dos seus ídolos para praticar e fique motivado também para perseguir as suas metas profissionais e pessoais.


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Fitness

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Exercício físico para a terceira idade

Fisioterapeuta da Reintegrar explica importância da prevenção antes de começar os treinos …