Home Bem-estar Fitness 3 Exercícios Simples Para Combater o Sedentarismo

3 Exercícios Simples Para Combater o Sedentarismo

7 min de leitura
1
0

 

O sedentarismo há anos vem sendo considerado a doença do século. Ele nada mais é do que o comodismo devido à vida moderna, essa vida que para trocar o canal da televisão não é preciso mais se levantar do sofá, nossas crianças não têm mais o hábito de brincar de pique, correr, saltar, agachar; estão reféns de celulares de última geração, tablets, etc.

A tecnologia vem avançando de forma assustadora, substituindo atividades do dia a dia que normalmente aumentariam o gasto energético e que hoje são totalmente automatizadas.

O ser humano cada vez mais procura realizar o menor esforço possível, quanto mais prático melhor, reduzindo assim o gasto calórico do seu corpo. É essa falta ou a diminuição da atividade física que constitui o sedentarismo.

A Universidade de Harvard realizou um estudo com ex-alunos e concluiu que “o gasto calórico semanal define se o indivíduo é sedentário ou ativo. Para deixar de fazer parte do grupo dos sedentários o indivíduo precisa gastar no mínimo 2.200 calorias por semana em atividade físicas”.

 

Prejuízos

A vida sedentária provoca literalmente o mau funcionamento das funções orgânicas do corpo. Uma pessoa totalmente sedentária tem uma enorme chance de seus músculos atrofiarem, perder a flexibilidade das articulações, além de vários órgãos se comprometerem nas suas funções.

O peso corporal pode aumentar devido à má alimentação, trazendo junto o diabetes, pressão alta, etc.

 

Mudanças simples

Você que não tem tempo por causa do trabalho, estudos, casa, filhos e acha que para deixar de ser sedentário precisa entrar numa academia, ficar horas e horas fazendo exercícios, aí vai uma dica: lembre-se que para o aumento do gasto calórico semanal se tornar possível, basta que você simplesmente reaja aos confortos da vida moderna. Por exemplo:

  • Substitua as escadas rolantes nos shoppings e do metrô por escadas normais;
  • Ao chegar em casa, não vá de elevador, vá de escada;
  • Estacione seu carro propositalmente mas distante do seu destino;
  • Dispense o uso do interfone e do controle remoto.

Essas são algumas dicas simples de mudanças de hábitos que vão proporcionar mudanças significativas em sua vida.

 

Exercícios para combater o sedentarismo

Aqui vão 3 exercícios  básicos para começar a deixar o sedentarismo de lado, apenas 5 minutos por dia.

Esses 3 exercícios serão realizados em circuito, ou seja, um após o outro. São 5 minutos no total. Realize cada exercício em 30 segundos e dê apenas 10 segundos de intervalo entre um e outro.

 

1. Sentar e levantar do banco

1-exercicio-senta-levanta

Com os pés afastados na largura dos quadris e os braços estendidos a frente, sente e levante. Realize o movimento transferindo a força para os calcanhares. Sente freando o movimento e suba sem dar impulso para trás.

Além do condicionamento você estará trabalhando a musculatura dos membros inferiores. Você pode fazer esse exercício no sofá da sua casa, numa cadeira, no banco de uma praça, onde quiser.

 

 

2. Mergulho de braços

2-exercicio-mergulho-bracos

Fique de costas para o banco e afaste as mãos na largura dos quadris, chegue o quadril um pouco a frente, inspire e flexione os cotovelos até 90 graus e finalize o exercício com o cotovelo estendido.

Além do condicionamento você fortalecerá o tríceps, o músculo que fica atrás do braço. Você pode fazer esse exercício no sofá da sua casa, numa cadeira, no banco de uma praça, onde quiser.

 

 

3. Subida e descida no degrau

3-exercicio-subida-descida-degrau

De frente para um degrau, suba e desça alternando as pernas, como se estivesse subindo uma escada. Você pode realizar esse exercício em um step, um degrau de uma escada, meio fio da calçada, etc.

 

 

 

Artigo do Personal Trainer Fábio Soliva – Especialista em Obesidade e Emagrecimento, Cursando Fisiologia do Exercício. Modelo das fotos Ricardo Almeida.

 


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Fitness

One Comment

  1. prosaudetocantins@prosaudetocantins.com.br'

    Pró-Saúde Tocantins

    14 de novembro de 2014 at 14:39

    Ótimas dicas para as pessoas saírem do sedentarismo. Com o tempo, as atividades físicas vão se intensificando e de um sedentário, a pessoa para a ser quase um atleta.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Exercício físico para a terceira idade

Fisioterapeuta da Reintegrar explica importância da prevenção antes de começar os treinos …