Home Bem-estar Medicina Oriental Solidão: como lidar com a dor e aprender a andar sozinho

Solidão: como lidar com a dor e aprender a andar sozinho

8 min de leitura
0
0

Para lidar com isso, a medicina tradicional chinesa tem alguns recursos

Você já parou para pensar na necessidade que temos de ser ouvidos, compreendidos e aceitos? Esta pode ser uma das causas do sentimento de solidão.

Embora na maior parte do tempo estejamos rodeados de pessoas queridas, podemos nos sentir sozinhos em muitos momentos da vida.

A Medicina Tradicional Chinesa entende este sentimento como oportunidade para a conexão com nossa própria essência.

Mas também é verdade que o sentimento de solidão pode causar desconforto ou tristeza.

Solidão x Terapia

Busque um tratamento terapêutico, com ajuda profissional. O terapeuta tem condição de acompanhar o paciente nesta difícil jornada e ajudá-lo a descobrir caminhos para sair deste problema. O primeiro passo é entender a quão comprometida a pessoa está com o seu próprio bem-estar.

Uma boa opção para complementar a terapia é buscar os orais e a homeopatia. Um oral bastante utilizado para esse propósito é o Rescue.

Modo de usar: pingue 5 gotas sublinguais de manhã, à tarde e à noite.

Solidão x Grupos

Faça parte de grupos de apoio e desenvolvimento do autoconhecimento.

Podem ser grupos de meditação, caminhada, ou de qualquer outra atividade, veja o que realmente gosta de fazer, encontre pessoas que tenham os mesmos gostos e comece a se relacionar com elas.

Peça amorosamente ajuda para quem está ao seu redor: um amigo, um familiar ou, dependendo da situação, até um desconhecido.

Solidão x Alimentação

Alimente-se bem e acompanhado. As pessoas que sofrem de ansiedade e solidão, em geral, apresentam dois comportamentos com relação à alimentação: compulsão ou repulsa.

Ou comem demais e depois se sentem culpadas, ou perdem completamente o apetite, desenvolvendo doenças pela falta da alimentação.

Alguns alimentos indicados: verduras, frutas vermelhas e frutas amarelas.

Alguns alimentos não indicados: comidas oleosas, leite, tomate e chocolate, entre outros doces.

Solidão x sono

É natural a pessoa que sofre de ansiedade passar muitas horas do dia dormindo.

O sono é uma forma de fuga.

Para não lidar com outras pessoas, ela se isola, e na falta do que fazer, ela dorme.

Dica: busque coisas positivas para fazer durante o dia e tente se recolher ao sono somente à noite. Crie uma rotina positiva, seja dentro ou fora de casa.

Solidão x relacionamentos

A solidão, que geralmente está associada à ansiedade, pode facilmente evoluir para isolamento e depressão.

Quando a pessoa já se sente sozinha e está cheia de emoções tristes, como compartilhar isso com o outro? É muito importante que se tenha um ponto de apoio externo, e isso pode ser conquistado por meio dos relacionamentos.

Dica: Converse com o seu companheiro, seja sincero sobre os seus sentimentos e suas dores. Explique o que está acontecendo e peça ajuda.  Quando existe uma comunicação aberta, fica muito mais fácil o outro compreender a sua dor. Olhe para o teu companheiro, amigo, filhos, familiar e dê um abraço apertado. A recíproca te fará se sentir muito melhor.

Solidão x comunicação

Muitas vezes, a solidão nasce da falta de entendimento entre as pessoas. Por isso a comunicação é tão importante.

Compreender o que sente e ser muito verdadeiro quanto às emoções e necessidades, facilitam o momento em que for conversar com o outro sobre o seu problema.

Dica: diga às pessoas que precisa conversar com elas e programe essa conversa para o dia certo, no lugar certo; faça dessa conversa um momento especial, um momento de entrega. Dica: Traga essas pessoas para perto de você, diga que as quer ao seu lado. Reconheça para elas que você precisa de ajuda. Dê o primeiro passo.

Artigo de Mayra Cordeiro


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Medicina Oriental

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *