Home Bem-estar Saúde Água: 5 benefícios do consumo para a saúde

Água: 5 benefícios do consumo para a saúde

6 min de leitura
0
0

Sabia que a água representa cerca de 60% do peso total do corpo de um indivíduo adulto? É por isso que ela está relacionada a praticamente todo funcionamento do nosso corpo e se manter hidratado é fundamental para a manutenção da saúde.

“Além de atuar no processo fisiológico, como na digestão, a água auxilia o transporte de substâncias, ajuda a eliminar toxinas através da urina e da transpiração e também é importante na regulação da temperatura do nosso corpo”, comenta a nutricionista da Cia. da Consulta, Juliana Mauri.

Muitas pessoas acabam se esquecendo de ingerir água ao longo do dia, mas saiba que isso pode ser um sinal de alerta para o corpo e prejudicial para a saúde.

“Sede, boca seca, pele seca, olhos secos, lábios rachados, urina mais escura, redução do volume urinário, perda de peso e cansaço são alguns indícios de que a ingestão de água precisa estar mais presente na sua rotina e podem indicar desidratação”, indica Mauri.

O IOM (Institute of Medicine) recomenda 3,7 litros de líquidos total/dia para homens e 2,7 litros para mulheres. Alimentos também são ricos em água, sobretudo frutas e vegetais, e ajudam o organismo a suprir suas necessidades diárias. “Cerca de 20% do nosso fluído é proveniente dos alimentos”, explica a especialista.

Até aqui já deu para entender que a água só traz coisas boas para o nosso corpo, certo?

Confira a seguir 5 benefícios de seu consumo listados pela nutricionista da Cia. da Consulta, Juliana Mauri:

1. Proporciona saciedade

A água nos causa saciedade, pois distende o estômago e diminui a fome. Por isso, o seu consumo antes das refeições pode ajudar no processo de emagrecimento.

2. Reduz cansaço e fadiga muscular

Um dos motivos do cansaço pode ser o baixo consumo de água.

Ela contribui para uma recuperação mais rápida e tem ação diurética, eliminando as toxinas que causam a fadiga. Logo, manter o organismo hidratado ajuda a aliviar a fadiga após o exercício.

3. Ajuda no raciocínio e bom-humor

Quando o corpo está ativo e em estado de funcionamento adequado, envia um sinal positivo até o cérebro – o que melhora o humor. A água beneficia os neurônios e proporciona a sensação de bem-estar, além de influenciar a capacidade de raciocínio e memorização.

Não tomar a quantidade de água suficiente pode fazer com que o cérebro não processe sentimentos e informações da maneira correta, o que acaba interferindo no humor, na concentração, no raciocínio e em muitas outras coisas.

4. Retarda o envelhecimento da pele

A água hidrata e aumenta a elasticidade da pele evitando o envelhecimento precoce, a acne e as rugas.

O colágeno responsável pela sustentação da pele, depende da água para a sua renovação e bom funcionamento. Os cosméticos agem na camada mais externa da pele, enquanto o líquido age nas camadas mais internas.

5. Previne o mau hálito

Se você está com mau hálito, isso pode ser um sinal de que o seu corpo necessita de mais água.

As pessoas que bebem pouca água ou respiram pela boca têm menos salivação. Por sua vez, a saliva ajuda a eliminar bactérias, manter a língua hidratada e evitar o mau hálito.


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

5 motivos para beber água todos os dias

Pode parecer bobagem, mas muitos de nós não consumimos a quantidade de água diária indicad…