Home Bem-estar Saúde Hidroterapia: água aquecida e exercícios focados ajudam na perda de peso

Hidroterapia: água aquecida e exercícios focados ajudam na perda de peso

7 min de leitura
0
0

Exercitar mais, alimentar melhor e buscar hábitos que melhorem a condição física e a saúde são preocupações que têm aumentando entre os brasileiros.

Não só para ter um corpo sarado, mas, saúde em dia e velhice com qualidade.

Até porque, o sedentarismo e a má alimentação estão associados a diversas doenças, entre elas a obesidade, que atinge um quinto da população adulta brasileira, ou seja, quase 30 milhões de pessoas.

Segundo o fisioterapeuta Rogério Celso Ferreira, diretor clínico da Fisior Hidroterapia, em Belo Horizonte (MG), hipertensão, diabetes e colesterol alto são outras consequências comuns das pessoas que descuidam dos dois pilares principais da vida saudável: alimentação e atividade física.

Para quem quer movimentar o corpo, as atividades dentro d’água são excelentes, pois fortalecem a musculatura por meio de uma maior resistência sem grandes impactos. Um ótimo exemplo é a hidroterapia!

“A hidroterapia é uma especialidade da fisioterapia que se baseia nos princípios mecânicos e térmicos da água aquecida de uma piscina terapêutica.

Os efeitos da imersão corporal associados aos exercícios fisioterápicos provocam diversos estímulos, ativando o sistema imunológico, melhorando a circulação e diminuindo a sensação dolorosa”, conta o fisioterapeuta, que ainda explica que entre as vantagens de se exercitar na água existe a possibilidade de redução de carga nas articulações.

“A fisioterapia aquática proporciona o fortalecimento da musculatura, melhora o equilíbrio, aumenta a consciência corporal, reforça o funcionamento cardíaco, auxilia no tratamento de hematomas causados por traumas, melhora a circulação sanguínea, diminui o estresse e é relaxante”, completa.

 

Mudança de vida

Foi buscando exatamente uma atividade diferente e eficiente para ajudar a eliminar definitivamente alguns quilos, que a pedagoga Marise Alencar chegou até a Fisior Hidroterapia.

Praticando a hidroterapia há quatro anos, ela já reduziu 27 quilos.

“Estava cansada de ser obesa e sempre preocupei com a minha saúde. Então, busquei uma atividade diferente, que nunca tinha feito. Interessei pelos exercícios dentro da água, mas queria fugir da hidroginástica, onde as aulas são em grupo e padrão. Foi assim que conheci a hidroterapia e me apaixonei!

Diferente da hidroginástica, o atendimento é personalizado e as atividades são focadas em minhas necessidades.

Hoje vejo uma grande diferença cardiorrespiratória, qualidade do sono e disposição”, destaca Marise, que aliou a acupuntura e o acompanhamento de uma nutricionista ao processo.

Com o foco em se exercitar e se alimentar melhor, a pedagoga de 45 anos foi se especializando na cozinha saudável e saborosa.

Hoje, a preocupação em ter qualidade de vida e o gosto pela cozinha tornou-se um negócio, a Seletiva Comida Saudável. “Passava algumas horas na cozinha investindo nos pratos que eu precisava consumir ao longo da semana.

Planejava, executava e organizava meu cardápio. Passei a compartilhar meus pratos com amigas queridas, que também estavam empenhadas em ter uma melhor alimentação, até que uma delas me disse para vender minha comida. A partir daí passei a pesquisar receitas e fiz alguns cursos.

Então, idealizei a Seletiva para ser uma referência em comida saudável”, conclui Marise, orgulhosa.


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Auto Hipnose realmente funciona no emagrecimento?

Ela representa 40% do resultado dos pacientes que utilizam a técnica em tratamentos…