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Manter hábitos saudáveis é fundamental em caso de diabetes gestacional

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A gravidez tem muitos momentos importantes e exige diversos cuidados por parte da mulher, que inclui uma rotina de hábitos saudáveis, a realização de exames periódicos etc.

Durante este período da gestação, um exame essencial para a saúde da mãe e do bebê é o de curva glicêmica por exemplo.

Para se ter ideia, o diabetes gestacional afeta uma em cada dez gestações¹ e aumenta o risco de complicações durante a gestação e no momento do parto.

O diabetes gestacional ocorre devido às mudanças fisiológicas no organismo da mulher e que podem reduzir e até mesmo bloquear a ação da insulina.

Acompanhada de outros fatores de risco, como o sobrepeso, síndrome do ovário policístico (SOP) ou histórico familiar de diabetes tipo 2, essa resistência à insulina pode evoluir para um diabetes gestacional.

As complicações do diabetes gestacional podem afetar a mãe e o bebê, como o parto prematuro, icterícia, hipoglicemia após o nascimento, aumento do risco de pré-eclampsia (elevação súbita da pressão), entre outros.

Apesar dos riscos de um possível diabetes gestacional, a mãe e o bebê podem passar pela gestação de maneira saudável por meio de algumas mudanças práticas na rotina e de um tratamento adequado.

“É importante lembrar que o diagnóstico de diabetes gestacional não é definitivo. Para muitas mulheres, especialmente as que seguem uma boa dieta e um plano de exercícios, o diabetes gestacional é temporário e tende a se resolver após o nascimento do bebê”, afirma Patricia Ruffo, nutricionista e Gerente Científico da Divisão Nutricional da Abbott no Brasil.

5 MANEIRAS DE SE MANTER SAUDÁVEL DURANTE O DIABETES GESTACIONAL

O diagnóstico do diabetes gestacional pode assustar muitas mães, mas é possível levar uma gravidez tranquila por meio de algumas mudanças de hábitos e mantendo os níveis de glicemia saudáveis.

Confira algumas dicas:

  1. CRIE UMA ESTRATÉGIA SAUDÁVEL PARA OS CARBOIDRATOS
    Substitua carboidratos refinados como pão branco, doces e refrigerantes por opções integrais que são ricas em fibras, como pão integral, frutas e verduras. Distribua sua ingestão de alimentos com carboidratos ao longo do dia para manter a glicemia estável.
  2. FAÇA PEQUENAS REFEIÇÕES AO LONGO DO DIA
    Ao invés de fazer três grandes refeições por dia, opte por pequenas refeições ou lanches com carboidratos reduzidos, entre duas e quatro horas, de acordo com a recomendação do médico e/ou do nutricionista.
  3. TENHA UMA VIDA ATIVA DURANTE A GESTAÇÃO
    Caso sua rotina antes da gravidez era de praticar regularmente exercícios físicos, o ideal é conversar com seu médico sobre manter a rotina semelhante durante a gravidez, pois até mesmo uma caminhada curta de 10 minutos após cada refeição pode ter um impacto positivo para sua gravidez.
  4. FIQUE DE OLHO NOS NÍVEIS DE GLICEMIA
    Em geral, os níveis glicêmicos devem ser medidos após cada refeição, mas o médico pode aconselhar também a realização de testes no início da manhã e antes das refeições.
  5. INFORME O DIAGNÓSTICO AO SEU MÉDICO
    Mulheres com diabetes gestacional têm maior possibilidade (60%) de desenvolver o diabetes tipo 2 em um momento posterior da vida. Por isso, é importante realizar check-ups regulares. Alguns médicos podem inclusive recomendar a realização de exames para checagem dos níveis de glicemia em intervalos de um a três anos.

 

Referências:
1. Carla L. DeSisto, MPH; Shin Y. Kim, MPH; Andrea J. Sharma, MPH, PhD. Prevalence Estimates of Gestational Diabetes Mellitus in the United States, Pregnancy Risk Assessment Monitoring System (PRAMS), 2007–2010. Centers for disease control and prevention. [acesso em 12 de setembro de 2017]. Disponível em: https://www.cdc.gov/pcd/issues/2014/13_0415.htm


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