Home Bem-estar Saúde Mas, o que é a fibromialgia?

Mas, o que é a fibromialgia?

5 min de leitura
0
0

Síndrome caracterizada pelas dores por todo o corpo, por longos períodos, a fibromialgia é uma condição reconhecida há aproximadamente 15 anos. Devido a isso, suas causas, sintomas e tratamentos ainda não são conhecidos por grande parte da população. As mulheres devem ficar atentas! Da população atingida, entre 80 e 90% dos casos são do sexo feminino, com idade entre 30 e 50 anos.

joelho-articulacao-fibromialgia

Segundo o fisioterapeuta Rogério Celso Ferreira, diretor clínico da Fisior Hidroterapia, de Belo Horizonte (MG), além da dor, outro sintoma é a sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. A fibromialgia está diretamente ligada também à fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade.

“A fibromialgia é uma doença reumática em que não se observa inflamação das articulações. Os sintomas são semelhantes aos causados por artrites. Ainda não se tem certeza da causa, mas, muitos pesquisadores acreditam que esteja relacionado a um problema com a forma com que o corpo processa os sinais de dor, fazendo-o reagir exageradamente a eles”, afirma o especialista.

A hidroterapia como alívio
Rogério Celso explica que a fibromialgia ainda não tem cura e que o tratamento que pode amenizar muito os sintomas da doença é multidisciplinar, ou seja, uma combinação de ações que melhoram o estágio do paciente.

Entre os cuidados que as pessoas que tem essa síndrome devem ter estão: usar o medicamento prescrito pelo médico, não se estressar, ter boas noites de sono e praticar exercícios físicos. Muitos médicos indicam a hidroterapia, que consiste na fisioterapia feita dentro de uma piscina aquecida. Os efeitos da imersão corporal associados aos exercícios fisioterápicos provocam diversos estímulos, ativando o sistema imunológico, melhorando a circulação e diminuindo a sensação dolorosa.

No caso da fibromialgia, segundo Rogério Celso Ferreira, que é especialista em hidroterapia, há melhora na qualidade do sono, no humor, no equilíbrio e no sistema imunológico. Além disso, aumenta a força muscular, a resistência ao exercício, a disposição física e mental e a circulação. Sem contar o alivio das dores.

“Como a água reduz a pressão interna nas articulações, associamos exercícios específicos, propiciando melhor condicionamento muscular e com isso o alívio de dores ao longo do dia. Os exercícios e os procedimentos são personalizados com o objetivo de promover e facilitar a reabilitação de maneira individualizada”, conclui o especialista.

Fisior Hidroterapia – Rogério Celso Ferreira e Ana Paula Oliveira
Rua Padre Marinho, 15, Santa Efigênia, Belo Horizonte (MG) // (31) 3055-3555
www.facebook.com.br/fisiorhidroterapia // Instagram: @fisiorhidroterapia


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
  • Os perigos de se automedicar

    A automedicação é vista por muitas pessoas como uma solução rápida para aquela dor ou qual…
  • Por Que Adoecemos?

    Durante toda a minha vida, nas vezes em que fiquei doente a primeira pergunta que vinha em…
  • 6 Perguntas e Respostas Sobre Celulite

    A dermatologista, Ligia Kogos esclarece dúvidas sobre celulite Por que as jovens de 16 ou …
Carregar mais em Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fisioterapia aquática: alívio para quem sofre com o reumatismo

Muitos acreditam que o reumatismo pode surgir com o passar dos anos e com a chegada da ter…