Home Bem-estar Saúde Mau Hálito Pode Ser Aviso de Outras Doenças

Mau Hálito Pode Ser Aviso de Outras Doenças

5 min de leitura
0
0

Os incômodos causados pela halitose vão muito além do mau cheiro, o sintoma pode ser sinal de doenças e infecções

Geralmente conhecido como mau hálito, o odor desagradável vindo da boca pode acontecer por conta de diversos fatores. Em estudos realizados, chegou-se a contagem de 90 possíveis causas para a halitose, sendo divididas em origens de má higiene bucal, infecções na gengiva, complicações periodontais e origens de causas sistêmicas que aparecem no organismo.

Com diversas complicações bucais, a halitose muitas vezes se manifesta na forma de um odor específico, que é notado por terceiros, antes mesmo que o paciente se dê conta do sintoma.

Como primeiro prognóstico comum, o mau hálito pode ser ocasionado, entre vários problemas, pela saburra lingual, que são manchas esbranquiçadas nas papilas superiores da língua.

Há também as doenças periodontais que expõe o problema da halitose, como as placas bacterianas e o tártaro.

“A halitose na maioria dos casos é uma resposta do organismo para indicar o mau funcionamento de determinada parte do corpo. No caso dos problemas bucais, o tratamento pode ser facilmente realizado por tratamento odontológico indicado”, explica Paulo Coelho Andrade, mestre e especialista em implantodontia e pós-graduado em odontologia estética.

No aparelho bucal, há bactérias responsáveis por digerir proteínas que podem liberar substancias que possuem um mau cheiro característico, como o gás sulfídrico, que é resultado do metabolismo anaeróbico.

Uma outra possível causa é a má conservação dos dentes, que ocasionam necroses e inflamações na gengiva, onde o mau cheiro fica evidente e pode ocorrer sangramentos ao escovar e utilizar fio dental nos dentes.

Segundo Paulo, alguns cuidados podem ser tomados quando a halitose é notada pelo paciente.

“É necessário a observação ao longo do dia. Pois, se ocorrem sangramentos e dores constantes, as causas podem ser placa e cáries; no caso da saburra lingual, é perceptível e fácil de tratar. Em todos os casos, ao primeiro sinal de mau hálito, é necessário procurar ajuda medica”, aponta.

 

Dr. Paulo Coelho Andrade

Mestre em Implantodontia pelo Centro de Pesquisas Odontológicas de Campinas e especialista em Implantodontia pela Associação Brasileira de Odontologia, ambos os títulos reconhecidos pelos Conselhos Estadual e Federal de Odontologia, já realizou mais de 50.000 implantes e facetas em 28 anos de implantodontia. Autor de vários artigos científicos, publicados dentro e fora do país, também é pós-graduado em Fixação Zigomática, Periodontia, Cirurgias Avançadas, Sedação e Odontologia Estética na Alemanha.

Serviço
Clínica Dr. Paulo Coelho Andrade
Av. Bandeirantes, 466 Mangabeiras
Belo Horizonte – MG
(31) 3227-7076
www.implantodontia-mg.com.br
Instagram: drpaulocoelhoandrade
Facebook: drpaulocoelhoandrade


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *