Home Bem-estar Saúde Médico aponta 6 Hábitos Saudáveis Essenciais

Médico aponta 6 Hábitos Saudáveis Essenciais

11 min de leitura
0
0

Especialista fala sobre pontos relevantes no cuidado da saúde

A velha máxima de que prevenir é melhor do que remediar se aplica perfeitamente para atual geração de adultos. A faixa etária que será a terceira idade de um breve futuro está cada vez mais consciente de que os bons hábitos sociais, alimentares e esportivos são fundamentais para ter uma vida longeva e saudável.

O especialista em Geriatria e Clínica Geral, Dr. Paulo Camiz, afirma que um conjunto de fatores é essencial para garantir um envelhecimento saudável,

“Basicamente são cinco pilares, a dieta saudável, prática de atividade física regular, inserção social, boa saúde emocional e controle de doenças, pode ajudar o indivíduo a ter um envelhecimento de qualidade, porém diversos outros fatores se associam a essas práticas, por isso é sempre muito importante fazer o acompanhamento médico, sempre com foco na prevenção”.

Aliado a estes fatores, o Dr. Paulo listou os pontos abaixo como importantes no que diz respeito a ter hábitos saudáveis.

  1. Dormir bem – Descansar é essencial para manter o corpo pronto pras atividades do dia seguinte. Além disso, dormir pouco pode afetar a imunidade e acarretar em doenças oportunistas.  O ideal é que, por noite, um adulto tenha de 6 a 8 horas de sono.
  2. Evitar industrializados – O simples é sempre o melhor caminho. A chamada “Dieta da Feira”, em que a base da alimentação é feita de verduras, legumes e frutas são a melhor saída para comer mais saudável. Os produtos industrializados vêm carregados de corantes, conservantes e outras substâncias prejudiciais à saúde com o passar do tempo.  
  3. Refeições balanceadas – Em cada refeição realizada é preciso se ter um equilíbrio dos alimentos que estão no prato, além de ter a quantidade essencial e adequada para cada pessoa. Para isto, é fundamental o acompanhamento e orientação de um nutricionista.
  4. Reserve um tempo para seu lazer – Ninguém pode viver apenas de obrigações. Reservar um tempo da sua rotina para diversão ao lado de quem você ama ajuda, além de proporcionar boas memórias afetivas, ajuda a reduzir o estresse, grande causador de vários problemas de saúde.
  5. Exposição ao sol – Quando realizada antes das 10h ou após as 16h, horários em que o sol está mais brando, se expor ao sol ajuda na absorção de vitamina D pelo organismo. Este aumento é importante, já que a falta dela no corpo pode prejudicar a saúde, como gerar um aumento da possibilidade de fraturas e sintomas depressivos.
  6. Ingestão de água – O consumo de água é essencial para o funcionamento adequado de diversas partes do corpo. A ingestão adequada de água tem inúmeras vantagens, dentre elas uma melhor absorção de vitaminas, aumento da resistência física e facilitar a digestão.

 

Sobre Dr. Paulo Camiz – Geriatra e Clínico Geral – CRM 116103/SP

Médico clínico geral e geriatra com formação e especialização pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Geriatra pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, professor colaborador de Clínica Geral no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em São Paulo, membro da American College of Physicians (Sociedade Americana de Clínica Médica), titulado Fellow, pelo reconhecimento à prática de excelência da medicina, nos EUA, e também da American Geriatrics Society (Sociedade Americana de Geriatria). Fez vivência de um mês na cidade de Yokohama, Japão, país com a maior proporção de idosos do planeta.

Faz parte do corpo clínico dos Hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein, além de atuação de rotina em seu consultório. Diretor clínico instituição de longa permanência pra idosos Hanami Sênior. Mestre de Ving Tsun Kung Fu (arte marcial chinesa) que pratica desde 1995.

A medicina sempre fez parte de sua vida, o ingresso aos 17 anos na Universidade alavancou sua dedicação constante aos estudos e sua responsabilidade de levar conhecimento e informação aos seus alunos, pacientes e população em geral. A vocação para a medicina o levou pela escolha da Clínica Médica e Geriatria, duas especialidades que tem como propósito o tratamento global do paciente. Dedicado ao estudo de doenças raras, foi médico da Marinha do Brasil na Amazônia, onde ficou por um ano e pode ter contato com doenças tropicais quase desconhecidas nos grandes centros, como São Paulo. Sua bandeira é a prevenção, o envelhecimento saudável só será possível se acompanhado clinicamente desde cedo, isso o torna percursor de tratamentos inéditos, como por exemplo: o Transplante de Fezes, procedimento indicado para um tipo específico de infecção intestinal.

 

Consultório Dr. Paulo Camiz

E-mail: contato@ogeriatra.com.br


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Saiba como os hábitos de vida interferem no processo de fertilidade natural

Um casal fértil tem 20% de chances de conceber por meios naturais nos três pr…