Home Bem-estar Fitness Pilates é sinônimo de saúde

Pilates é sinônimo de saúde

4 min de leitura
0
0

O método é conhecido como uma das mais completas atividades físicas. Aliando exercícios à consciência do corpo como um todo, sua prática exige concentração, respiração e fluidez, gerando autoconhecimento e autocontrole.

Além disso, o Pilates pode ser praticado por todas as faixas etárias, desde que respeitadas as características de cada indivíduo e as causas que o levaram a sua prática.

Dentre os inúmeros benefícios dessa atividade, pode-se citar a melhora da flexibilidade e mobilidade articular, devolvendo ao paciente movimentos atrofiados ou perdidos.

Também, a melhora na capacidade respiratória pelo fortalecimento dos músculos intercostais e diafragma e na postura e alívio das dores nas costas pelo fortalecimento da coluna.

Devido ao aumento da resistência e força muscular, há prevenção de lesões ósteomioarticulares e consequente ganho de consciência e controle corporal havendo redução da fadiga muscular e melhora da coordenação motora e equilíbrio.

Além destes, o Pilates controla doenças tais como a hipertensão arterial sistêmica e diabetes. Combate a insônia, o mau humor e o estresse, regula a digestão e funcionamento intestinal e as taxas hormonais relacionadas à prática de exercícios físicos.

Combinado a outras atividades físicas, sua prática traz conforto aos atletas prevenindo lesões e aliviando dores.

A prática também ajuda os pacientes que sofrem com doenças neurológicas, como por exemplo doença de Parkinson, AVE, Alzheimer, esclerose múltipla, paralisia cerebral e lúpus. Esses pacientes sofrem normalmente com fatores que diminuem o controle e o conforto corporal tal como enfraquecimento muscular, falta de equilíbrio, dificuldade motora, diminuição da flexibilidade, problemas posturais e respiratórios, enfraquecimento ou perda de memória, dentre outros.

Sua prática proporciona a recuperação do equilíbrio e o fortalecimento muscular, devolvendo a qualidade de vida.

O Pilates requer um cuidado principalmente em momentos especiais de nossas vidas, como na melhor idade e no período gestacional, onde numa avaliação iremos prescrever exercícios específicos para cada momento.

Assim, traremos os benefícios do método de forma que o resultado traga uma qualidade de vida melhor para os pacientes.

Érick Assis – Fisioterapeuta, diretor e idealizador do Congresso Mundial de Pilates

 


Recomendados


A ferramenta essencial de AutoDesenvolvimento pessoal

Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Fitness

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Brasília sedia 1° Congresso Mundial de Pilates

Brasília está entrando para o circuito dos grandes eventos nacionais e internacionais. De …