Home Bem-estar Saúde Prevenir doença renal é fundamental desde a infância

Prevenir doença renal é fundamental desde a infância

6 min de leitura
0
0

Dia Mundial do Rim

A cada ano, a Sociedade Brasileira de Nefrologia estabelece um tema a ser ressaltado durante o Dia Mundial do Rim, que acontece sempre na segunda quinta-feira do mês de março.  Em 2015, o Brasil foi o terceiro país do mundo com o maior número de atividades, ações e iniciativas na comemoração da data. O objetivo da iniciativa é facilitar o acesso às informações, a detecção precoce e incentivar um estilo de vida saudável nas crianças e seus pais para combater o aumento de doenças evitáveis nos rins. A ação também visa alertar para a importância do tratamento de crianças com problemas renais.

Para 2016, a campanha da Sociedade Brasileira de Nefrologia tem como tema: “a prevenção começa na infância” e vem com a ideia de somar ações para aumentar a conscientização da importância de identificar e tratar as doenças renais na infância e construir as gerações futuras mais saudáveis. O alerta busca alcançar crianças, pais, cuidadores, responsáveis, políticos e o público em geral.

“A doença renal crônica (DRC) na infância é relativamente rara, porém, quando ocorre, traz consequências devastadoras para as crianças acometidas, pois o tratamento é de alta complexidade, caro e trabalhoso. Particularmente em crianças, a DRC está associada a consequências graves para o crescimento e desenvolvimento dos pacientes, e representa redução significativa na esperança de vida ao nascer”, explica o oncologista Volney Soares Lima, da equipe do Oncocentro Minas Gerais.

O rim e o câncer

Os rins são os órgãos responsáveis pelo equilíbrio de água e sais do corpo, além de exercer uma função importante na eliminação de substâncias metabolizadas pelo organismo. Para isso, cada rim é composto de um milhão de pequenas estruturas chamadas néfrons.  Existem vários tipos de câncer de rim, mas, o mais comum deles é uma consequência da transformação das células dos túbulos que formam os néfrons, que passam a se proliferar de forma anormal e ganham a capacidade de invadir o órgão e até, em alguns casos, circular pelo corpo e produzir tumores em outras partes do corpo (conhecido como metástase).

Segundo o oncologista Volney Soares Lima, o uso de cigarro, a hipertensão arterial e a obesidade têm sido fatores contribuintes para o aparecimento do câncer de rim. “Além disso, pacientes com insuficiência renal crônica em uso de hemodiálise estão sob um maior risco de desenvolver a doença, daí a importância deste alerta no Dia Mundial do Rim”, reforça o especialista.

Prevenção

A melhor forma de prevenir a doença é manter hábitos de vida saudável e ‘ouvir’ o próprio corpo, comunicando ao médico as alterações no funcionamento do organismo, o que deve acontecer desde a infância. “Além deste acompanhamento geral da saúde, o controle da hipertensão arterial e do peso devem ser constantes. Para quem faz hemodiálise ou que sofre com síndromes genéticas que predispõem ao câncer de rim é importante ter o acompanhamento regular com o médico para um diagnóstico mais precoce do câncer através de exames de imagem”, alerta e completa o oncologista Volney Lima.

cuidar_dos_rins


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
  • Os perigos de se automedicar

    A automedicação é vista por muitas pessoas como uma solução rápida para aquela dor ou qual…
  • Por Que Adoecemos?

    Durante toda a minha vida, nas vezes em que fiquei doente a primeira pergunta que vinha em…
  • 6 Perguntas e Respostas Sobre Celulite

    A dermatologista, Ligia Kogos esclarece dúvidas sobre celulite Por que as jovens de 16 ou …
Carregar mais em Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *