Home Bem-estar Saúde Psicologia Como lidar com a ansiedade durante a entrevista de emprego

Como lidar com a ansiedade durante a entrevista de emprego

7 min de leitura
0
0

Quem está a procura de um emprego, quem almeja trabalhar em outra empresa ou segmento e até mesmo melhorar a posição dentro uma organização, inevitavelmente enfrentará, uma, duas, três e quantas entrevistas forem necessárias para alcançar o que deseja. O importante é não desistir, muito menos deixar no fundo da gaveta seu sonho de realizar-se profissionalmente.

A expectativa e ansiedade diante de uma entrevista, é vivenciado de forma angustiante para algumas pessoas. A sensação de ser submetido a uma avaliação, ocasiona um auto julgamento muito rigoroso por parte do candidato. E às vezes, é por se cobrar em excesso que este acaba não tendo o desempenho que desejara.

entrevista-de-emprego

Uma maneira de amenizar a ansiedade diante de uma seleção é analisar  e entender suas principais competências, experiências e conhecimentos com naturalidade e cautela, sem exigir tanto aquilo que às vezes você ainda esta trabalhando para adquirir, pois quando você reconhece seus pontos fortes e aqueles à desenvolver, consequentemente demonstra um autoconhecimento e ainda humildade diante do que pode vir a ser.

É clichê a famosa frase: “Quem você é? Por que você deveria ser contratado para trabalhar nesta empresa?”. Engraçado que é uma pergunta simples, que em nosso íntimo conseguiríamos responder com facilidade, no entanto, diante de um entrevistador, a mesma pergunta ganha um peso maior e por consequência acabamos tropeçando na explicação que poderia ser fácil, clara e objetiva.

Segundo Oliveira (2004), numa entrevista de emprego, você é uma espécie de vendedor especializado tentando convencer seu cliente em potencial a adquirir um produto muito especial: você mesmo!

 Portanto, pesquisar e estudar a história da empresa, o segmento de mercado que ela atua, seus produtos e sua marca é tão importante quanto o autoconhecimento, pois este é uma ferramenta valiosíssima que permite não somente um desempenho positivo em uma seleção, como também uma análise das competências a serem desenvolvidas.

 O que diminui um alto nível de ansiedade para uma entrevista ou para falar em público é o conhecimento que se tem na área exigida, afinal nos sentimos mais seguros para falar daquilo que realmente conhecemos.

Muitas empresas usam a entrevista por competência para ter um conhecimento maior sobre candidato. Essas entrevistas se baseiam em perguntas relacionadas às suas vivências profissionais, suas experiências anteriores, suas habilidades em determinadas situações e algumas outras características  que revelem o seu perfil como profissional. Por isso, é fundamental reconhecer suas habilidades, seus pontos fortes e aqueles a desenvolver.

Relatar experiências verdadeiras que proporcionaram um conhecimento maior sobre o próprio comportamento e que trouxeram benefícios a empresa é uma forma positiva de demonstrar seu perfil profissional, principalmente quando o foco é entrevista por competências. Por isso, a transparência e honestidade no relato destas experiências é fundamental.

Alguns candidatos inconscientemente se desvalorizam antes mesmo da entrevista, acreditam que não se sairão bem diante das perguntas ou da auto apresentação, mas se esquecem que pelo simples fato de serem chamados para a entrevista, já passaram e se destacaram na primeira fase de um processo seletivo, que é a análise de currículos.

Assim, é importante salientar que não existe fórmula mágica para evitar a ansiedade e o nervosismo diante a uma entrevista, pois é absolutamente normal ter essas sensações, por isso não tem receita ou um manual de conduta a ser seguido, o necessário mesmo é tratar a situação com naturalidade e principalmente confiança em si mesmo.

Lingia Menezes de Araújo

Psicóloga Clínica
Tel.: (31) 3150 -9950 / 9576-9032 / 8671-1127
Rua Miguel de Souza Arruda-233-Alvorada
CEP 32041-470 -Contagem/MG


Referências Bibliográficas:
OLIVEIRA,M.A.G. E agora José?: guia para quem quer buscar emprego, mudar de trabalho, montar um negocio ou repensar sua carreira. São Paulo: 3ª ed.Senac,2004.

 


Recomendados


A ferramenta essencial de AutoDesenvolvimento pessoal

Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Psicologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Os 5 desdobramentos mais comuns da ansiedade

Quem nunca se sentiu um pouco ansioso? O coração dispara, o ritmo da respiração aumenta, n…