Home Bem-estar Saúde Psicologia Conexão entre corpo, mente e autoestima: um desafio diário

Conexão entre corpo, mente e autoestima: um desafio diário

8 min de leitura
0
0

Para fazer as coisas acontecerem na vida, é necessário buscar o equilíbrio entre três elementos essenciais ao ser humano: o corpo, a mente e a autoestima.

Juntos, eles influenciam diretamente na construção de caráter e na forma como cada indivíduo conduz sua jornada.

Para brasiliense Michelle Matos, psicóloga e coach de Imagem, manter o equilíbrio entre esses três elementos é de extrema importância para uma boa qualidade de vida.

Todas as cicatrizes, traumas e lembranças ruins que podem afetar esse equilíbrio devem ser encaradas como uma maneira de desenvolverem nossa melhor versão. Essa busca é difícil, mas não impossível. É um exercício diário”, afirma a especialista.

Para o corpo, é muito importante ter um estilo de vida em que você possa equilibrar sua rotina e um mindset positivo. Uma dieta equilibrada pode ajudá-lo a ter a energia necessária para trabalhar e fazer o que for preciso em seu dia a dia. Praticar exercícios, com frequência, também propiciarão equilíbrio em sua vida.

Para a mente, buscar atividades que estimulem o cérebro, além de potencializar o nosso raciocínio, pode nos trazer muitas inspirações. Um exemplo é aprender um novo idioma, um novo esporte ou iniciar um novo projeto. Isso pode dar motivação e ajudar a desenvolver uma nova e positiva perspectiva.

“É preciso, ainda, fazer um exercício para superar as ideias limitantes que bloqueiam as possibilidades de mudança e crescimento. Ignorar aqueles velhos pensamentos, como: “você não pode dançar”, “você é muito alto (a) para isso”, “você é uma garota”, “você não deveria jogar futebol” e muitos outros que se tornaram parte do cotidiano, e não lhe dão a oportunidade de se desenvolver como sempre quis. É hora de acreditar em si mesmo e mudar”, destaca a brasiliense, que mora há mais de oito anos na Europa.

A autoestima é o fator responsável por desenvolver boa parte da vida, podendo afetar as pessoas em vários sentidos. É uma avaliação que você faz de si mesmo e, por muitas vezes, ela pode ser cruel e impedir o crescimento pessoal de cada sujeito.

Michelle acrescenta que dependendo de como você se sente em relação a si mesmo, isso afetará positivamente ou negativamente os demais aspectos da vida.

“A autoestima é o valor que você dá a si mesmo. Valorize-se, faça atividades que te agrade, aprecie sua companhia, não se diminua e busque sempre destacar seus pontos fortes e positivos”, conclui.

Para ela, o equilíbrio entre o corpo, a mente e autoestima é o segredo para se desenvolver da melhor maneira possível.

“Assumir suas raízes e todo o processo que viveu com consciência trará certeza sobre para onde está indo, tornando, assim, o caminho mais prazeroso e significativo. Você sempre é responsável por suas escolhas e como você quer viver. Às vezes, uma boa reflexão sobre o passado e o presente pode conectá-lo com seu verdadeiro eu. Que tal concentrar-se em desenvolver sua melhor versão e sentir-se mais seguro sobre a pessoa que você é?”, convida Michele Matos.

 

Veja as 7 dicas de Michelle Matos para melhorar a conexão consigo mesmo:

  1. Usar o espelho para se olhar e dizer eu te amo, repetidas vezes pela manhã. Se conectando com o seu eu.
  2. Busque sempre estar aprendendo, estudando ou se desafiando diante de alguma coisa nova.
  3.  Viajar o máximo possível, conhecer diferentes culturas e possibilidades. Expandindo suas experiências de vida.
  4. Busque uma rotina saudável, comer bem, praticar esportes. Essa energia gerada tem grande influência no resto da sua vida!
  5. Ter um ciclo social variado com pessoas de estilos e gostos diferentes.
  6. Tirar um minuto do seu dia para agradecer. Gratidão traz prosperidade.
  7. Procure ser uma pessoa tolerante e disciplinada.

 

Sobre Michelle Matos – Brasiliense, psicóloga e psicanalista (pela Université Paris VIII – Vincennes – Saint Denis), Michelle Matos mora na Europa há sete anos, continente onde teve a oportunidade de residir em cidades como Dublin, Londres, Paris e Berlim, sua cidade atual. Com a moda sempre presente em sua vida, Michelle viu no Coaching de Imagem a possibilidade de aliar sua formação à sua vocação. Hoje, além de profissional da área, Michelle mantém um blog – criado em 2013 – com artigos sobre Comportamento, Moda, Coaching e inspirações do seu dia a dia. Seu objetivo é ser boa ouvinte e ajudar indivíduos a se encontrarem, a trazerem o melhor de si, alcançando, assim, seus objetivos.

 


Recomendados


Comentário(s)

  • As crises existenciais como oportunidades de crescimento

    As crises existenciais como oportunidades de crescimento

    Questionamentos sobre temas primordiais da vida tendem a gerar, em nós, momentos de mudanç…
  • Dicas de coaching para mudar sua vida

    Exatamente TODAS as pessoas, em cinco anos, podem transformar suas vidas completamente. Ba…
Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Psicologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

As crises existenciais como oportunidades de crescimento

Questionamentos sobre temas primordiais da vida tendem a gerar, em nós, momentos de mudanç…