Home Bem-estar Saúde Psicologia Habilidades de relacionamento interpessoal que impactam no sucesso

Habilidades de relacionamento interpessoal que impactam no sucesso

10 min de leitura
0
0

Conheça as principais habilidades de relacionamento interpessoal fundamentais para sua vida.

Você já parou para pensar o quão importante é desenvolver habilidades de relacionamento interpessoal? Desenvolver a capacidade de conviver e se relacionar bem chega a ser uma questão de sobrevivência. Somente assim é possível viver em grupo. E devemos concordar que, mesmo que sejamos muito individualistas, a espécie humana é composta de seres coletivos.

Muitos psicólogos apontam essa característica como uma vantagem competitiva no ambiente em que vivemos.

Ter bons relacionamentos interpessoais é fundamental para extrair resultados positivos das relações. Pois, embora sejamos sociáveis, somos impactados diariamente por relações complexas e algumas até desgastantes.

No entanto, pessoas dotadas com boas habilidades de relacionamento interpessoal sempre encontrarão um meio de conviver pacificamente, com harmonia, mesmo em relações quase estranguladas.

Dependemos do apoio de outras pessoas para realizar nossos projetos ou implementar novas ideias. Por isso, desenvolver habilidades e competências que auxilie na gama de fatores que influenciam e geram boas relações interpessoais é certamente um diferencial que pode determinar o rumo de sua carreira.

Como desenvolver relacionamentos interpessoais?

O lado positivo é que qualquer pessoa pode, através do autoconhecimento, desenvolver habilidades importantes para ser amistoso e ter bons relacionamentos interpessoais.

Desde a infância, já estamos desenvolvendo essa capacidade para ser aceito em grupos, para brincar e se destacar em jogos, para exercer liderança, para propor brincadeiras. Esses são talentos natos que qualquer pessoa, com qualquer tipo de personalidade, possui.

No entanto, esses talentos exigem exercício diário, para não cair em desuso e também corrigir comportamentos nocivos e alguns até que nos levem a hábitos negativos como preguiça, má vontade ou mesmo falta de iniciativa.

Conheça algumas habilidades de relacionamento interpessoal fundamentais para o sucesso profissional e para estabelecer vínculos positivos em relações pessoais, conforme aponta a psicóloga.

 

  • Autoconfiança

 

Pode parecer estranho, mas ter autoconfiança é um requisito básico para estabelecer boas relações interpessoais. Simplesmente porque a autoconfiança faz as pessoas confiarem em você e acreditarem em sua capacidade de realização. Na esfera profissional, por exemplo, é fundamental se ter autoconfiança no trabalho.

Quem desenvolve a autoconfiança conquista admiradores por onde passa. Quando acredita em si mesmo — sem ser arrogante ou esnobe, mas sim a verdadeira autoconfiança genuína, que reconhece com humildade seus talentos e limitações — você conquista seguidores que desejam desenvolver essa mesma capacidade.

 

  • Pratique a bondade e a compaixão

 

Agir com humanidade significa praticar a bondade e a compaixão. Coloque toda a sua inteligência emocional a serviço de sua humanidade. Seja generoso, busque entendimento, pondere as situações. Seja justo e busque sempre usar sua maturidade emocional para tomar decisões acertadas.

Ser amigo, praticar boas ações, dar novas chances, não julgar de modo hostil faz as pessoas se aproximarem de nós, muito mais do que nossas competências e habilidades técnicas.

 

  • Gentileza no relacionamento interpessoal

 

Gentileza gera gentileza. Ser gentil tem um poder incrível e estimula outras pessoas a fazerem o mesmo.

Reciprocidade é a base de qualquer relacionamento interpessoal bem-sucedido. Receber de volta tudo aquilo que oferta, sem esperar receber algo em troca é a melhor recompensa que podemos ter por apostar em alguém.

 

  • Empatia como vantagem competitiva

 

Se colocar no lugar do outro aproxima e nos torna fortes. Grandes líderes tomam decisões considerando como as pessoas podem se sentir em relação a essas decisões e o impacto que isso pode ter na vida pessoal das pessoas. Sorrir, dar bom dia, dar prioridade a quem precisa. Essas e muitas outras atitudes ajudam você a gerar empatia e mais do que isso, o torna mais respeitável.

Não tenha medo de parecer piegas ou antigo, se colocar no lugar do outro e fazer algo para que o outro se sinta bem, sempre irá contribuir com seu amadurecimento enquanto ser humano.

 

  • Equidade, Igualdade e Respeito

 

Seja justo. Aja e se relacione promovendo equidade, igualdade e respeito. Toda ação integrativa, que abraça e acolha a diversidade. E, pessoas justas, geralmente, são admiradas.

Ser justo vai muito além de ser correto. É quase uma falta de opção, pois, você sabe que não há outro jeito de fazer o que for sem considerar questões de equidade, igualdade e respeito. Isso se torna a base para a construção do seu pensamento e resulta em uma habilidade de relacionamento interpessoal insubstituível.

Ter e construir boas relações interpessoais agrega benefícios em diversos aspectos. Com elas você terá melhores chances de crescimento e oportunidades profissionais e certamente acumulará lembranças positivas, grandes amizades e consideração das pessoas que convivem com você. Experimente!

 

Artigo elaborado pela Psicóloga Thaiana Brotto


Recomendados


Comentário(s)

  • Relacionamentos no mundo dos emojis

    Compartilhar10TwittarPin10 Compart. Quando pessoas se conhecem por aplicativos, come&ccedi…
Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Psicologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Relacionamentos no mundo dos emojis

Quando pessoas se conhecem por aplicativos, começam a se relacionar por redes socia…