Home Bem-estar Saúde Psicologia Superar o medo de falar em público

Superar o medo de falar em público

9 min de leitura
0
0

Como você pode superar o seu medo de falar em público?

Para a psicologia, o medo de falar em público é um tipo muito comum de ansiedade. Ele pode, às vezes, variar de um passageiro nervosismo até um grande medo e, em último caso, um pânico paralisante. Dessa forma, muitas pessoas que tem esse medo acabam evitando participar de situações públicas.

O medo de falar em público é muito comum. Chamado de “glossofobia”, esse medo pode ser superado na forma como você se posiciona frente a si e, consequentemente, ao público. 

Faça disso a sua meta

Falar em público deve ser parte do seu plano pessoal de conquistas e desafios. Com as dicas abaixo e a ajuda de profissional qualificado, o seu medo, com o tempo, irá desaparecer.

Mas, então, como superar o medo de falar em público?

Sabe-se que o nervosismo e a ansiedade são normais, mas, repetidamente e no caso de falar em público, podem realmente bloquear a pessoa que necessita realizar essa ação.

As pessoas que já possuem uma ansiedade crônica e significativa, mesmo em outras situações sociais, diagnosticadas com transtorno de ansiedade social (ou fobia social), devem buscar a ajuda de um profissional. O ideal, para esses casos, é seguir a terapia comportamental cognitiva.

Os psicólogos identificam algumas razões pelas quais se tem medo de falar em público, muitas delas ligadas às formas como a pessoa se sente, pensam e agem em relação a estar em uma situação pública.

Abaixo, confira 6 dicas valiosas de como você pode perder o medo de falar em público.

  1. Entenda e domine o seu assunto

Sim, isso mesmo! Quanto melhor você compreender aquilo que está falando, menor será a chance de cometer qualquer tipo de falha, erro ou sair do trilho. Para isso, reserve para si algum tempo a fim de considerar as perguntas que o público poderá fazer.

  1. Organize-se 

Antes da fala, planeje cuidadosamente todas as informações que você pretende apresentar, isso incluindo elementos de apresentação, imagens e sons. Quanto mais organizado você conseguir ser, menor será o nervosismo.

Junte um rascunho para avaliar todas as possibilidades que geralmente acontecem. Se for possível, tente visitar o local onde acontecerá o evento, veja e imagine o público em sua frente, analise bem o equipamento disponível antes da apresentação.

  1. Treine a sua apresentação

Faça isso várias vezes. Se permita. Apresente para algumas pessoas que para você seja confortável e garanta feedback. Observe suas qualidades e defeitos na frente de uma pessoa, espelho ou grave a si mesmo. Quebre o gelo.

  1. Autoconhecimento

Pratique meditação e visualize o seu objetivo e sucesso. Faça a imaginação da sua apresentação com assertividade e pensamentos que irão diminuir um pouco a sua negatividade em relação a seu desempenho.

Desafie as preocupações específicas. Ao ter medo de falar em público, você pode, na verdade, estar superestimando a si mesmo. Por isso, liste suas preocupações específicas. 

  1. Respire profundo

Antes, durante e depois. A respiração profunda ajuda a acalmar o batimento cardíaco. A pausa pela respiração ajuda a preencher de tranquilidade e serenidade a mente que está nervosa ou confusa.

  1. Mude a perspectiva de fala

Uma abordagem didática diferente pode mudar a perspectiva de quem ouve. Se você se dirige ao público de forma de que está apenas se comunicando com ele, diferente de impor a aceitação, as pessoas se sentirão mais beneficiadas. Para você, a situação em que se encontra testado ou julgado, desaparecerá.

Existem muitos métodos para superar o medo de falar em público. Alguns destes foram indicados pelos profissionais da saúde mental, que se concentram mais nos aspectos cognitivos e comportamentais, contribuindo para a redução da ansiedade.

Mas, se você não consegue superar seu medo de falar em público, considere importante procurar ajuda profissional. As terapias comportamentais cognitivas são abordagens baseadas no tratamento bem-sucedido que reduz esse medo de falar em público.

Artigo elaborado pela Psicóloga Thaiana Brotto


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Psicologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Video: Adyashanti fala sobre o medo

"Medo e amor são os dois lados da mesma moeda." …