Home Bem-estar Saúde Seminário Internacional de Lian Gong em 18 Terapias no Brasil (BH e SJC)

Seminário Internacional de Lian Gong em 18 Terapias no Brasil (BH e SJC)

22 min de leitura
1
1

De 02 a 09 de setembro, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, e nos dias 12 e 13 de setembro, em São José dos Campos, no interior de São Paulo, o Dr. Zhuang Jian Shen, Presidente da Associação Municipal de Lian Gong em 18 Terapias de Shangai/China, vai ministrar o Seminário Internacional das 18 Terapias, técnica de Lian Gong elaborada Dr. Zhuang Yuan Ming, médico ortopedista da Medicina Tradicional Chinesa.

qi-gong-761098_640

LIAN GONG EM 18 TERAPIAS

“Externamente treinar músculos, tendões e ossos; internamente cultivar o sopro”

As 18 Terapias são uma técnica de Lian Gong elaborada na década de 70 pelo Dr. Zhuang Yuan Ming, médico ortopedista da Medicina Tradicional Chinesa, especialista em Tui Na. O seu treinamento estabiliza, fortalece e refina a qualidade das estruturas dos tecidos moles e duros do corpo físico.

O objetivo das 18 Terapias é o de prevenir e tratar as dores no corpo, desbloquear e ativar o fluxo do sopro (Qi) correto pelo corpo, vitalizando-o e, simultaneamente, reconduzindo o corpo físico aos seus padrões apropriados de organização e ao restabelecimento de seus movimentos naturais.

LIAN GONG significa trabalho persistente de treinar o corpo físico (músculos, tendões e ossos) para serem colaboradores do sopro (Qi). Já QI GONG significa trabalho persistente de cultivar o sopro (Qi) para serem assistentes dos músculos, tendões e ossos.

Sendo assim, as 18 Terapias são uma prática de Lian Gong, pois é um treinamento que transforma o corpo físico de fraco para forte e de doente para saudável, contando com a assistência do sopro (Qi). Os exercícios são elaborados de forma a direcionar o sopro para onde ele é necessário com a finalidade de nutrir, desfazer obstruções, liberar aderências e restaurar a mobilidade dos tecidos moles.

O Dr. Zhuang projetou os exercícios baseado em seu método de tratamento de Tui Na para as dores no corpo; as massagens e manobras manuais, que ele utilizava nos casos de desequilíbrios das estruturas osteomusculares, foram transformadas em exercícios utilizando os princípios do Daoin (condução da circulação do sopro e do sangue) e os movimentos da arte marcial Shaolin.

Em 2010, o Lian Gong em 18 Terapias foi colocado na lista do Patrimônio Cultural Intangível Nacional pelo Governo Chinês em Shanghai/R.P.China.

No Brasil trabalhadores da saúde de alguns estados são capacitados como instrutores de Lian Gong em 18 Terapias para conduzirem a atividade nas Unidades de Saúde do SUS e em parques e praças para que as pessoas possam procurar as unidades de saúde não só pelas doenças, mas, principalmente para participarem ativamente e se responsabilizarem, através da prática do Lian Gong em 18 Terapias na sua própria promoção da saúde.

 

METODOLOGIA DAS 18 TERAPIAS

No começo da década de 60, quando o Dr. Zhuang trabalhava em um hospital de Shangai como coordenador de ortopedia, notou um aumento de pacientes com queixas de dores no corpo, independente do ofício ou da idade.

Os tratamentos da medicina tradicional chinesa aplicados a esses casos – o Tui Na e a prescrição de remédios fitoterápicos – mostravam-se ineficazes, com resultados que não perduravam e os pacientes pioravam. Para minimizar este problema, o Dr. Zhuang teve a ideia de agregar ao tratamento a prática de exercícios especialmente elaborados por ele, para tratar as dores e evitar recaídas.

Com isso, obteve resultados altamente positivos, o índice de recaídas diminuiu e os pacientes ficavam com mais vitalidade, melhorando o bem estar geral.

Após vários anos de aplicação, observação e sistematização dos exercícios o Dr. Zhuang criou as 18 Terapias, ou seja, 18 exercícios terapêuticos para dores no corpo agrupados em 3 séries:

–     6 exercícios para prevenção e tratamento de dores no pescoço e ombros;
–     6 exercícios para prevenção e tratamento de dores nas costas e região lombar;
–     6 exercícios para prevenção e tratamento de dores nos glúteos e pernas.

 

Posteriormente, sentiu necessidade de aprofundar a atuação dos exercícios e criou mais 18 Terapias que pudessem atuar nas articulações, tendões e funções dos órgãos internos.

Com o surgimento dessa nova parte o Dr. Zhuang denominou de 18 TERAPIAS ANTERIOR (os exercícios para dores no corpo), e de 18 TERAPIAS POSTERIOR (os exercícios para articulações, tendões e órgãos internos que surgiram posteriormente).

No início da década de 80, quando as 18 Terapias Anterior e Posterior já estavam difundidas na China e em outros países, o Dr. Zhuang criou mais 18 exercícios aprofundando ainda mais a atuação dos exercícios que agora tem como objetivo melhorar as vias respiratórias, se aproximando assim de uma prática de Qi Gong.

Por isso foi batizado de I QI GONG (Beneficiamento dos Sopros) – 18 Terapias Continuação por ser uma Continuação após a Anterior e Posterior.

 

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LIAN GONG EM 18 TERAPIAS NO BRASIL

O Seminário Interncional de Lian Gong em 18 Terapias terá a participação especial de Zhuang Jian Shen, filho do Dr. Zhuang Yuan Ming – criador do Lian Gong em 18 Terapias.

Presidente da Associação de Lian Gong em 18 Terapias de Shanghai/China, Zhuang Jian Shen é hoje a referência do Lian Gong em 18 Terapias para o mundo inteiro. Também estará presente Maria Lúcia Lee, introdutora pioneira do Lian Gong em 18 Terapias no Brasil.

Os principais objetivos deste seminário são promover intercâmbio de conhecimento entre a China e o Brasil, com a participação do principal representante do Lian Gong em 18 Terapias no mundo; promover intercâmbio de conhecimento entre instrutores e praticantes de Lian Gong em 18 Terapias no Brasil; aprimorar, refinar, corrigir e reforçar os padrões físicos e terapêuticos do Lian Gong em 18 Terapias.

 

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LIAN GONG EM 18 TERAPIAS

etapa Belo Horizonte

02/09/2015 – Chegada de Zhuang Jian Shen  ao Brasil

03/09/2015 – Atividades fechadas ao público

04/09/2015 – 6ª feira – 08:00h – manhã – prática aberta e gratuita no Parque Municipal Américo Renné Giannetti – Avenida Afonso Pena, 1377 – Centro

– final da manhã (11:00) ou início da tarde (13:00) – Partida para o Retiro das Rosas

Horário de chegada: 04/09/2015 a partir das 11:00
Data de Partida: 06/09/2015 até 17:00

Acomodações: apartamentos single, double e triple

Alimentação: 04/09: almoço, lanche da tarde, jantar e chá de boa noite // 05/09: café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e chá de boa noite // 06/09: café da manhã, almoço e lanche da tarde

CUSTO DO CURSO, HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO NO RETIRO DAS ROSAS: R$1.200,00 (poderá ser dividido em 03 parcelas – julho,agosto e setembro ou a combinar) – APENAS 100 VAGAS.

DEPÓSITO EM CONTA BANCÁRIA: Banco HSBC – Nº:399 / Titular: Centro Mineiro de Artes Corporais Chinesas Ltda. / Agência: 0884 – Savassi / Conta Corrente: 00990-59 / CNPJ: 15.486.302/0001-99 – Belo Horizonte/MG

O Retiro das Rosas fica a 50 km de Belo Horizonte próximo a Ouro Preto. Podemos disponibilizar Vans de ida e volta de acordo com o número de interessados. www.retirodasrosas.com.br

07/09/2015 – 2ª feira – Manhã e tarde – 9 às 17 horas . Palestra e Prática de Lian Gong em 18 Terapias em Belo Horizonte no ginásio do Clube Barroca – Rua Américo Macedo, 348 – Gutierrez. Uma oportunidade para refinar e apresentar os ensinamentos do Curso realizado no final de semana.

08/09/2015 – 3ª feira – Manhã – 9 às 12 horas. Palestra sobre a prática do Lian Gong em 18 Terapias na China e em outros países, ministrada por Zhuang Jian Shen e Vanessa Almeida da Escola de Enfermagem da UFMG. Local: Universidade FUMEC – auditório Fênix – Rua Cobre, 200, Cruzeiro.

09/09/2015 – Atividades fechadas ao público

 

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LIAN GONG EM 18 TERAPIAS

– etapa São José dos Campos

12/09/2015 – Sábado – Manhã – Curso de Lian Gong em 18 Terapias Anterior
– Tarde – Curso de Lian Gong em 18 Terapias Posterior
13/09/2015 – Domingo – Manhã – Curso de Lian Gong em 18 Terapias Continuação – I QI Gong.

 

CUSTO DO CURSO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS: R$600,00(poderá ser dividido em 03 parcelas – julho,agosto e setembro ou a combinar) neste valor está incluído coffee break, não está incluído hospedagem e alimentação. Será realizado no Faro Hotel ( site do hotel: www.farohotel.com.br) em São José dos Campos – APENAS 60 VAGAS.

DEPÓSITO EM CONTA BANCÁRIA: Banco HSBC – Nº:399 / Titular: Centro Mineiro de Artes Corporais Chinesas Ltda. / Agência: 0884 – Savassi / Conta Corrente: 00990-59 / CNPJ: 15.486.302/0001-99 – Belo Horizonte/MG

 

COMO SE INSCREVER

Envie um email para liangongem18terapias@gmail.com, peça a ficha de inscrição e registre em qual cidade você quer fazer o curso, ou o retiro em Belo Horizonte ou o curso em São José dos Campos.

 

CERTIFICADOS

Os certificados serão emitidos pela participação do Seminário Internacional de Lian Gong em 18 Terapias nas atividades de Belo Horizonte e em São José dos Campos assinados por Zhuang Jian Shen e pela Associação Brasileira de Lian Gong em 18 Terapias.

Os certificados não autorizam  os participantes a serem instrutores de Lian Gong em 18 Terapias. Nesta oportunidade a Associação Brasileira de Lian Gong em 18 Terapias apresentará os critérios para o participante que deseja ser Instrutor de Lian Gong em 18 Terapias de acordo com as instruções, métodos e regras sugeridas pela Shanghai Municipal Lian Gong Shi Ba Fa Association / China.

 

LIAN GONG EM 18 TERAPIAS NO SUS/BH

Em Belo Horizonte, desde o início do primeiro curso de Capacitação de Instrutores de Lian Gong em 18 Terapias para profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, em 2007 até a presente data, 222 locais, sendo 141 Centros de Saúde e mais 81 espaços que passaram a oferecer a prática gratuita do Lian Gong em 18 Terapias.

Benefícios como redução ou eliminação de dores, diminuição do uso de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios, antidepressivos e ansiolíticos e a redução da procura por atendimento nas Unidades de Saúde estão comprovados em pesquisa com aplicação de questionário a 496 praticantes de Lian Gong em 18 Terapias, usuários frequentadores das Unidades de Saúde em fevereiro e março de 2010.

Ao final desta gestão, com implantação de 100% das Unidades Básicas e a extensão para outras Unidades de Saúde e outros espaços da PBH, estimamos atingir pelo menos 15.000 pessoas praticando regularmente.

 

SOBRE OS REALIZADORES

Zhuang Jian Shen  filho e sucessor do Dr. Zhuang Yuan Ming, o criador do Lian Gong em 18 Terapias. Presidente da Associação de Lian Gong em 18 Terapias de Shanghai/China, Jian Shen é hoje a referência do Lian Gong em 18 Terapias para o mundo

Maria Lucia Lee – nasceu em Taiwan em 1949 e veio para o Brasil aos dois anos de idade. Formou-se no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1972). Desde 1982, dedica-se ao trabalho de pesquisa e ensino das artes corporais chinesas e sua filosofia. Desde então, introduziu no Brasil diversos métodos de exercícios terapêuticos da Medicina Tradicional Chinesa divulgando-os através de publicações, DVD´s e cursos. Autora do livro “Lian Gong em 18 Terapias – Forjando um Corpo Saudável”, Lucia Lee é responsável pela introdução da prática no Brasil.

Maristela Botelho – Presidente do Centro Mineiro de Artes Corporais Chinesas Ltda., do Instituto Mineiro de Tai Chi e Cultura Oriental e da Associação Brasileira de Lian Gong em 18 Terapias, é árbitra juramentada de Lian Gong em 18 Terapias formada pela Shanghai Municipal Lian Gong Shi Ba Fa Association (China) e Coordenadora do Curso de Capacitação de Instrutores de Lian Gong em 18 Terapias “Projeto para Promoção da Saúde” da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte desde 2007 e do Curso de Capacitação de Instrutores de Lian Gong em 18 Terapias da Secretaria Estadual de saúde de Minas Gerais.

 

Redes Sociais

Site – www.associacaobrasileiralg18terapias.org
FB – facebook
Twitter – @liangong18terap
Instagram – @liangong18terap
email – liangongem18terapias@gmail.com

Assessoria de Imprensa – aduplainformacao@gmail.com


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Saúde

One Comment

  1. […] Saiba mais sobre o Seminário Internacional de Lian Gong em 18 Terapias no Brasil (BH e SJC) […]

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *