Home Bem-estar Saúde Vitamina B12 para o tratamento de zumbido no ouvido funciona?

Vitamina B12 para o tratamento de zumbido no ouvido funciona?

3 min de leitura
0
0

Dr. Saulo Nader, neurologista da USP, conhecido como Doutor Tontura, explica mais sobre os mitos e verdades dessa teoria.

Foto: kues1/Freepik

Ressalta antes, Doutor Tontura – como é chamado pelos pacientes carinhosamente – que se a pessoa tem algum tipo de zumbido, primeiro ela deve procurar um otorrinolaringologista, a maior causa de zumbidos disparado são otorrinolaringológicas e não neurológicas, causas neurológicas são raras, são exceções.

Muitos estudos relatam que medicações pra tratamento de zumbidos ou estratégias nutricionais, gincobiloba, vitamina B12, alguns outros suplementos nutricionais pra tratamento da doença tem um desapontamento, isto é, frustram pelos resultados.

Por que Doutor Tontura?
“Dentro da medicina, o zumbido é um dos sintomas mais difíceis de serem tratados, porque esses estudos mostram que, toda estratégia que a gente tem contra o problema acaba sendo ineficaz, não melhora, não tem resultado terapêutico ideal”, explica o neurologista.

E em especial da vitamina B12, é mito ou verdade?
Segundo Dr. Saulo, os estudos com vitamina B12, pesquisas recentes realizadas na Europa e nos Estados Unidos, infelizmente não comprovam o beneficio da vitamina B12 para o tratamento do zumbido.

Óbvio, existem exceções cuja causa é a carência dessa vitamina. Vale ressalta o efeito placebo. Por acreditar que algo está te fazendo bem, por uma resposta psicológica ao tratamento com a vitamina, que é também, infelizmente, uma exceção a raridade.

“Muitos pacientes me contam que têm crises intensas de labirintite, também zumbido no ouvido, perda de audição e eles não fazem ideia que as coisas podem estar correlacionadas e na verdade pode ter uma única doença por trás dessas situações, a Doença de Menière”, finaliza Doutor Tontura.

 


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Confira 6 ideias de café da manhã e lanches ricos em proteína

Obter a quantidade correta de proteína na sua dieta é importante para uma vida saudável. A…